Home / América do Norte /

Florida: o estado norte-americano onde o sol brilha sempre

Florida: o estado norte-americano onde o sol brilha sempre

 

Outrora pantanosa e pestilenta, a Florida transformou-se em menos de um século num dos mais importantes destinos de férias da atualidade, oferecendo uma fascinante combinação de sol, mar, areia, palmeiras ondulantes e parques temáticos.

Apesar de se ter criado a ideia de que o encanto da Florida se resume a estes famosos parques temáticos e às suas belas praias, o Estado oferece muito mais do que aquilo que nos salta à primeira vista.

A escassos metros do florescimento dos centros urbanos, da tecnologia da era espacial, a Florida tem grande orgulho nos seus mais de cinquenta parques públicos, no seu envolvimento em programas de preservação da floresta, das praias bem como dos seus dez parques nacionais.

Florida: o que fazer?

Quem procura paz e sossego não precisa de ir mais longe: normalmente, a menos de dez minutos das estradas principais, encontrará a subtil e intrigante essência da “Verdadeira Florida”, através de uma misteriosa e fantástica vida selvagem, com uma história surpreendente, comprovada pelas antigas barreiras índias feitas de conchas, pelas curiosas zonas históricas vitorianas e pelos fortes espanhóis.

São muitas as atividades a fazer na sua deslocação. Para além de se bronzear na praia, visitar os parques, fazer mergulho nos recifes de corais vivos ao largo das ilhas da Florida, viaje para o espaço assistindo a um lançamento a partir do Centro Espacial Kennedy, ande na montanha russa, pois turista que se preze não pode dizer que esteve neste Estado sem ter sentido a emoção deste divertimento.

Pode optar também por uma viagem de barco de encontro com a natureza, conhecer um manatim (no seu habitat natural ou em cativeiro). Há quem chame a estes animais vacas marinhas, uma vez que medem cerca de 3-4 metros e chegam a pesar entre 450 e 1150 quilos. Para os mais românticos uma ida a praia para ver o pôr-do-sol será, certamente, um momento memorável da viagem.

Se gosta de trazer recordações das férias, a Florida é o local do kitsch e o lugar indicado para se escolher as luzes brilhantes para a árvore do próximo Natal, uma lata com o sol da Florida, cinzeiros em forma de jacaré, roupa do oeste, nomeadamente botas de cowboy, e cintos em xadrez, esponjas e conchas do mar do Golfo do México… Para quem gosta de antiguidades pode encontrar ainda artigos genuinamente vitorianos, como por exemplo bonecas, linhos, vidro e pequenas peças de mobiliário.

Florida: o que comer?

Uma das regras que deve ter bem presente quando se vai comer fora na Florida é certificar-se de que realmente está com muito apetite.

Os substanciais e completos pequenos-almoços americanos, os mariscos de primeira servidos ao jantar, as enormes sanduíches cubanas do almoço, são prova de que na Florida o ato de bem servir vai muito além da simples generosidade. Alguns dos melhores chefes de cozinha têm vindo a aperfeiçoar a gastronomia da região, numa deliciosa mistura entre os produtos locais, os sabores das Caraíbas e novas tendências asiáticas e americanas.

A noite é também bastante animada, desde clubes noturnos passando pelos cafés e bares, poderá encontrar gente bonita e divertida, e quem sabe disfrutar de boa música ao vivo em certos locais.

Muito mais se poderia dizer sobre a Florida, mas o melhor é mesmo deslocar-se até lá e conhecer por si este Estado.

Encontre as melhores oportunidades, compare preços e leia o que outros viajantes escreveram sobre a Florida no TripAdvisor

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *