Home / Cidades /

Vigo: uma cidade portuária entre o mar e a montanha

Vigo: uma cidade portuária entre o mar e a montanha

Hoje a nossa proposta de viagem leva-o até Vigo na Galiza (Espanha). Neste artigo poderá ficar a conhecer os encantos e recantos desta cidade à beira-mar, assim como alguns dos melhores locais para passear.

A cidade de Vigo fica situada na Galiza, a norte de Portugal, na província espanhola de Pontevedra. É uma cidade de grande importância portuária, que é limitada pela ria de Vigo e que abrange uma área de 109 km2.

Vigo fica a 88 quilómetros de Santiago de Compostela, a capital da Galiza, e a 98 quilómetros de Braga, em Portugal. Caracterizada como cidade portuária que parece nascer de forma escarpada entre o mar e a montanha, as suas ruas e edifícios parecem escalar os montes que cercam a cidade.

As casas, essas, deslizam  ao redor das ruas e praias, todas perfiladas ao longo da costa. Nesta cidade galega, a natureza e a urbanização fundem-se de forma harmoniosa.

Aproveite a sua estadia para visitar alguns dos locais mais bonitos da cidade, nomeadamente a zona antiga, o Barrio do Berbés, com as suas ruas empredradas e típicas, como é o caso da rua dos Cesteiros, o mercado das Ostras – que se podem saborear ali mesmo – e a praça da Pedra.

Provavelmente são poucos aqueles que sabem que o Barrio do Berbés, foi onde ficou, também, a memória de Drake e a lenda que inspirou Verne dos tesouros dos galeões das Índias afundados na ria.

Mas para ficar com uma ideia mais geral de Vigo, vá ao miradouro do monte da Guia ou até ao monte Alba, que oferece uma das melhores vistas da urbe, assim como de boa parte da ria e da baía de Baiona.

No Museu Quiñones de Léon vai encontrar a principal pinacoteca galega do século XIX e início do século XX. Aqui poderá ainda contemplar um jardim francês, amplas zonas de relaxamento e um recreio para as crianças.

Onde comer: faca e garfo em Vigo

Depois de passear pela cidade pode também conhecer um pouco da gastronomia típica de Vigo. Pela sua localização, a cozinha galega está marcada pelo seu carácter marítimo. Aqui poderá encontrar muito peixe e marisco, sempre preparados de uma forma tradicional.

Dois dos pratos mais célebres desta região dão pelo nome de pulpo a la gallega e a empanada. Os doces tradicionais, alguns dos quais resultado de receitas conventuais, juntamente com o suave vinho ribeiro, tornaram a cidade de Vigo famosa pela sua cozinha típica.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *