Home / Portugal /

Algarve: saiba quais são as 10 melhores praias da costa algarvia

algarve

Algarve: saiba quais são as 10 melhores praias da costa algarvia

 

Em Portugal, a zona do Algarve é sinónimo de praia e calor, de tardes passadas ao sol, sobre a areia fina da costa atlântica. No ar sente-se o perfume do mar, agradavelmente misturado com próprio o aroma do protetor solar, enquanto as ondas se desfazem contra a areia, num sussurrar agradável que só nos faz pensar em verão.

Debaixo do guarda-sol, onde ficam guardadas as geladeiras com os apetrechos culinários do dia (os rissóis da tia, as garrafas de água fresca e a cerveja para o pai), joga-se às cartas nas horas de calor. Os mais pequenos constroem castelos de areia sobre o olhar atento das mães e os mais graúdos contam as horas até ao fim da digestão, para poderem correr para as ondas convidativas do amor.

Este é o cenário de férias dos portugueses (e de muitos turistas do norte da Europa!) que, nos meses de maior calor, trocam a rotina das cidades e partem de férias para a costa algarvia. Neste artigo, decidimos por isso honrar este tesouro turístico português e elaboramos uma lista com as 10 melhores praias do Algarve.

As 10 melhores praias para ir a banhos no Algarve

Praia de Odeceixe (Aljezur)

Começamos mesmo pelo Norte do Algarve, perto da fronteira com o Alentejo, onde o Rio de Seixe desagua no Oceano Atlântico. Falamos da Praia de Odeceixe, considerada uma das 7 Maravilhas-Praia de Portugal e bem conhecida pelo seu extenso areal, procurado sobretudo por aqueles que gostam de caminhar à beira-mar.

É também a “bipolaridade” do Odeceixe que atrai muitos turistas . Isto porque, a oeste, se assume como praia marítima, banhada por ondas agitadas ideias para a prática de surf enquanto a Este o mar é substituído pelo rio, com a sua água calma e perfeita para mergulhos em família.

Praia da Bordeira (Carrapateira, Aljezur)

Continuando a descer ao longo da costa, alcançamos a Praia da Bordeira, perto da vila da Carrapateira. Se está à procura de uma praia menos movimentada, então esta é uma boa escolha a fazer. Situada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, a Praia da Bordeira conta com um areal de 3 km e é um verdadeiro tesouro natural, com um dos areais mais extensos de Portugal. Promete ser apreciada por todos aqueles que gostam de descobrir o lado mais selvagem da natureza portuguesa.

Reconhecida com bandeira azul, a Praia da Bordeira é vigiada durante a época balnear e procura por praticantes de surf, bodyboard e e mergulho. Por vezes, após cheias, forma-se uma lagoa no areal que delicia as brincadeiras dos mais pequeninos.

Praia do Tonel (Vila do Bispo)

Na pontinha sul da costa algarvia, em Sagres, fica a Praia do Tonel, mesmo ao lado da Fortaleza de Sagres, onde se acredita que, em tempos passados, o Infante D. Henrique tenha planeado as viagens dos Descobrimentos. Dada a sua localização, a praia de Tonel é protegida por ventos fortes, bloqueados pelas falésias que rodeiam o areal, proporcionando assim boas condições para a prática balnear.

Quanto à praia por si mesma, sublinhamos as boas condições que reúne para a prática de atividades como o surf e o mergulho. E, mesmo não contando com um areal extenso, merece uma visita por se tratar da praia mais sul de Portugal Continental e por garantir uma paisagem incrível e panorâmica ao Cabo de São Vicente. Reconhecida com bandeira azul e vigiada durante a época balnear.

Praia da Rocha (Portimão)

 Avancemos agora para Este, rumo a Portimão. É aí que se encontra uma das praias mais célebres de Portugal: a Praia da Rocha. Por ano, estima-se que receba milhares de turistas, mesmo contando com cerca de 1,5 km de costa e mais de 146 mil metros quadrados. Vigiada pela Fortaleza de Santa Catarina, a Praia da Rocha deve o seu nome às rochas que se encontram entre o areal e o amor.

A grande afluência de turistas – tanto portugueses como estrangeiros – não se deve apenas à qualidade da praia. Os entretenimentos disponíveis em Portimão – casino, bares, discotecas, entre outros – fazem deste local um ponto igualmente atrativo.

Praia da Marinha (Lagoa)

TripAdvisor
 

Não muito adiante, encontramos uma das praias mais emblemáticas de Portugal e uma das mais belas da Europa, com um cenário tão paradisíaco que não é de admirar que surja na frente de postais. Situada na Caramujeira, é conhecida principalmente pelas suas falésias características e pela claridade da água, que permite ver o fundo do oceano como se se tratasse de uma superfície de vidro.

Além de ser excelente para prática balnear, é um tesouro natural que merece ser apreciado, quer no areal, quer no topo da falésia.

Praia de Quarteira (Loulé)

À semelhança da Praia da Rocha, a da Quarteira situa-se numa antiga aldeia de pescadores, transformada extraordinariamente numa vila turística e cosmopolita, repleta de infraestruturas de entretenimento. A par do extenso areal e da área costeira com mais de 2 km, os turistas podem encontrar nesta zona uma variedade de resurantes, bares e ljas. A vida noturna de Quarteira é também muito conhecida e animada por barracas e artistas de rua.

Praia da ilha da Armona (Olhão)

algarve

Na ilha costeira de Armona, encontramos uma das mais belas praias de Portugal. Para começar, pode disfrutar da viagem de barco de 15 minutos que o vai levar do continente até Armona, a partir de Faro, Olhão ou Fuseta. Assim que descer da embarcação, espera-o os labirintos naturais de lodo e areia que o conduzem através da Ria Formosa. De notar que a praia tem uma grande extensão de areal, perfeita para passeios de família e para entrar em contacto com a natural.

Praia do Barril (Pedras d’El Rei, Tavira)

Apanhemos agora um comboio que até à Ilha de Tavira. Pela janela, aprecie a natureza selvagem com os seus sapais, canais e salinas e,  ao longe, os cumes da Serra do Caldeirão e o Cerro de São Miguel. Já em Tavira, aproveite para disfrutar da praia do Barril, com as formações dunares erguendo-se no areal e as pequenas casinhas dos pescadores – transformadas hoje em restaurantes e lojas – a ilustrar o espírito tradicional de Tavira.

Praia da ilha de Cabanas (Tavira)

Ainda em Tavira, aproveitemos para prestar uma visita à Praia da Ilha de Cabanas. Esta praia, que tem o mesmo nome que a ilha, é muito estreita, com 70 metros de largura que são compensados pelos 7 km de comprimento. Se não gosta de praias cheias de multidão mas que lhe proporcionem um excelente contacto com a natureza, esta é sem dúvida uma hipótese a ponderar. Mesmo sendo uma pequena ilha, oferece todas as comodidades necessárias para passar um belo dia na praia.

Para alcançar a Praia da Ilha de Cabanas, tem de apanhar um barco para atravessar a Ria.

Praia de Manta Rota (Vila Real de Santo António)

Estamos quase a chegar à fronteira com Espanha quando nos deparamos com a Praia de Manta Rota, em Vila Real de Santa Antónia. Uma vez mais, esta era antigamente uma vila piscatória que, ao passar a ser visitada por milhares de turistas, se transformou completamente ao longo do anos.

Apesar de não muito longe se situar a Praia de Monte Gordo, a Praia de Manta Rota oferece mais tranquilidade aos veraneantes que por aí passam e que podem encontrar as infraestruturas necessárias para um bom dia de praia.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *