Ushuaia: a cidade mais meridional do planeta fica na Argentina
Situada na Terra do Fogo, Argentina, a cidade de Ushuaia é um local que apaixona de imediato os seus visitantes. Além da neve, oferece um variado leque de atrações que marcam a diferença.
A cidade mais meridional do planeta, , foi edificada numa belíssima baía do canal Beagle, rodeada por montanhas cobertas de um bonito manto branco. Uma paisagem deslumbrante, cercada de montanhas cobertas de neve e ladeadas por bosques de lengas, onde a água bebida pelos habitantes provém de um milenar glaciar denominado Martial. O ar que se respira sopra diretamente sobre a Antártida, o continente mais puro do mundo.
Das suas montanhas correm riachos de águas tão puras que, por sua vez, formam lagos de um azul intenso e onde se refugiam belas e diversificadas formas de vida. Se, no inverno, os bosques estão cobertos de neve, na primavera, a partir de outubro, revestem-se de flores de rara beleza, que só existem nesta região do mundo.
Ushuaia: o que ver?
Além da bonita paisagem existem muitos locais históricos e culturais que merecem a sua visita. No Museu Marítimo, instalado no prédio da antiga prisão de , construída e desativada no século XIX, é possível calcorrear dois dos cinco longos corredores cercados de celas. Estas guardam muitas surpresas: algumas exibem biografias de prisioneiros famosos, de assaltantes reincidentes, de assassinos e presos políticos ou mesmo de anarquistas do início do século.
Numa outra ala podem-se ver miniaturas de navios famosos que passaram por aquela região e recordam importantes exploradores do passado. Uma amostra de como eram e como viviam os índios que primeiro habitaram Ushuaia e a epopeia dos colonizadores, proas de navios esculpidas em forma de mulher.
Um dos clássicos passeios que poderá fazer em Ushuaia é o passeio de catamarã pelo canal Beagle, onde lobos-marinhos, aves e baleias encontram refúgio. Imperdíveis são também os passeios de automóvel, seguidos de caminhadas pelas montanhas. Damos-lhe uma sugestão: o Passo Garibaldi, que atravessa a cordilheira Martial em direção a Rio Grande. Do alto do cume da montanha é possível vislumbrar o lago Escondido, que fica a cerca de 15 km da cidade.
Ushuaia: o que comer?
Depois de tantas visitas e caminhadas é chegada a altura de saborear a cozinha tradicional da região. Experimente o carneiro assado à moda fueguina e os peixes e frutos do mar, como a pescada-negra e a centolla (um caranguejo gigante). Mas o consumo de crustáceos e frutos do mar da região exige cuidados, pois ocorrem marés tóxicas causadas por algumas algas, as famosas e mortais marés vermelhas.
Segundo reza a história, a Terra de Fogo sempre esteve ligada ao mar. Até ao ano de 1948, data do começo dos primeiros voos comerciais, a única ligação ao continente era feita de barco e cedo ganhou galões como base naval da Marinha Argentina (1950). Nos últimos 12 anos a cidade foi sempre crescendo ao ponto de ter duplicado a sua atividade. Nas duas últimas décadas, Ushuaia foi descoberta pelo turismo e, desde então, tem vindo a crescer de uma forma constante.
Um dia eu ainda quero conhecer Ushuaia.. Está na minha lista..