É quando a temperatura começa a aumentar que os portugueses começam a pensar em praia e nos longos dias passados à beira mar. Por todo o país, milhares de pessoas metem-se dentro dos carros e rumam na direcção do litoral sempre que têm tempo livre, seja um fim-de-tarde depois do trabalho, um fim-de-semana ou até mesmo férias.
Porém, isto significa também que a maior parte das praias portuguesas vai estar ocupada de tal forma que vai ser quase impossível atravessar o areal sem calcar a toalha de outra pessoa ou tropeçar num guarda-sol. Isto para não falar dos parques de estacionamento a abarrotar de carros ao sol, dos bares junto à praia sem capacidade para receber todos os banhistas que querem fazer refeições e do barulho ensurdecedor que não o deixa aproveitar o dia sossegadamente.
Qual a solução? Bem, o que propomos neste post é que mude ligeiramente os seus planos e ouse ir para onde ninguém vai. Sim, isso mesmo: vamos propor 10 praias que, mesmo apesar de serem incríveis pela sua natureza e localização, costumam estar absolutamente desertas e se assemelham a verdadeiros paraísos livres da confusão.
A Praia da Nazaré tornou-se conhecida no mapa do Surf Mundial pelo Surfista de renome internacional Garret McNamara, que aí surfou uma das maiores ondas do mundo no apelidado Canhão da Nazaré. Especialmente frequentada por praticantes de desportos náuticos esta bela praia é ideal para a prática de Surf e BodyBoard. O extenso areal permite ainda longas caminhadas ao final da tarde, sobre uma paisagem de uma beleza indescritível.
A Praia do Ribeiro do Cavalo é um dos tesouros secretos de Cabo Espichel. Este pequeno recanto pode ser encontrado em plena reserva natural da Arrábida. A praia encontra-se inserida numa enseada que pode ser acedida através de um trilho pedreira acima ou pelo leito da ribeira.
Trata-se de uma praia selvagem em plena reserva natural da Costa Vicentina. O seu areal estende-se ao longo de 1 quilómetro, fazendo assim da Praia do Brejo do Largo um local de visita obrigatória para todos os amantes da natureza que procurem, acima de tudo, descansar e recuperar energias.
A Praia da Almagreira fica em Ferrel e estende-se ao longo de 1,5 quilómetros, cercada ainda por falésias que proporcionam excelentes abrigos contra o vento. O mar, no entanto, é um pouco agitado: ainda que excelente para desportos náuticos, não é ideal para dar um mergulho casual.
Esta bela praia, que conta com uma lenda muito interessante, tem um aspecto selvagem, junto ao Cabo da Roca e possui um areal extenso rodeado de falésias. Por norma, esta praia é frequentada por pescadores e nudistas.
Situada em frente à Vila Franca do Campo, este pequeno ilhéu arenoso, que surgiu na sequência de um antigo vulcão submarino, encontra-se classificado como Reserva Natural. Com uma forma circular ligada ao mar, conta com uma piscina natural muito procurada para a prática de natação e mergulho.
Perto da aldeia de Rogil encontramos a Praia do Vale dos Homens, um pequeno canto do paraíso cercado por falésias xistosas. Este é um verdadeiro oásis no Algarve, tendo sido classificada como praia dourada. Pesca desportiva e nudismo são duas das práticas que têm lugar nesta praia.
Mesmo no ponto mais Oeste do Parque Natural da Ria Formosa podemos encontrar a famosa Praia da Cacela, uma selvagem de águas límpidas que se estende por quase dois quilómetros. As suas margens albergam uma importante jazida fóssil.
A Praia da Murração fica localizada num vale, ladeada entre duas arribas, e é um dos tesouros mais bem escondidos do Algarve. Atualmente, é frequentada por pouco mais do que habitantes locais e pescadores.
A cerca de um quilómetro de São Martinho do Porto, podemos encontrar a Praia da Gralha, um espaço que se demarca pelo seu extenso areal. Esta bela praia, cercada por arribas, é procurada para a prática de Parapente e para praticantes de pesca desportiva.