Hoje deixámos o território nacional e rumamos à terra de nuestros hermanos. O destino escolhido é Palma de Maiorca, um dos mais conhecidos de Espanha e cuja a sua fama se deve às suas praias, águas e ao clima temperado. A oportunidade de passar umas férias relaxadas, onde os banhos no mar que banha o sul do país vizinho são obrigatórios.
Um clima ameno, praias magníficas e monumentos extraordinários fazem deste destino o refúgio ideal. Situada na costa sudeste da ilha, a cidade de Palma de Maiorca tem no seu centro uma ampla baía com uma fabulosa vista para o mar Mediterrâneo.
Com uma extensão de 330 quilómetros de praia, a ilha de Maiorca possui ainda cavernas naturais e misteriosos lagos subterrâneos. A capital, Palma, é famosa em todo o mundo pelos seus impressionantes monumentos históricos, em particular a catedral gótica, os palácios mouros e o castelo erguido numa colina sobre a baía da cidade.
Como este é um destino para se descontrair de onze meses de trabalho, sugerirmos-lhe algumas das muitas praias da ilha para apanhar sol e banhar-se nas águas límpidas.
A praia da capital, possui uma areia fina, restaurantes, hotéis, escolas de surf e oferece ainda passeios de barco que serão certamente inesquecíveis.
Se preferir praias mais tranquilas e menos movimentados, aconselhámos-lhe uma ida até à costa sudeste da ilha, às praias de Ca’n Pastilla e Illetes.
Além destas, também pode visitar as pacatas praias de Santa Ponça e Paguera/Es Torá, que têm áreas delineadas para a prática de desportos aquáticos.
Na zona noroeste da ilha, salientam-se ainda Port de Valldemossa, a floresta Deiá e Port de Sólier, onde poderá fazer um passeio marítimo. Em Alcúdia, no nordeste, aproveite para praticar vela, equitação e jet-ski.
No sudoeste de Maiorca estão localizadas as praias mais apropriadas para os banhistas. Alguns destes recantos maravilhosos são vastos areais, com o mar muito calmo e com temperaturas bastante agradáveis. Cala Murada, Arenal de Porto Colón, Cala Marçal, Ses Covetes, Arenal de Sa Rápita e Cala Pi são algumas das praias onde poderá estender a sua toalha ao sol e banhar-se no mar Mediterrâneo.
Não deixe de fazer um passeio de barco pelo lago subterrâneo Martel, a 39 metros de profundidade. Um local que lhe ficará gravado na memória.
Pelas ilhas Baleares passaram os fenícios, os cartagineses, os romanos e os árabes. O arquipélago foi conquistado em 1229 por Jaime I de Aragão, tendo constituído o Reino de Maiorca de 1276 a 1344. Após a morte de Jaime I, o arquipélago tornou-se independente, estatuto que manteve por pouco tempo, uma vez que a partir de 1496 passou novamente a fazer parte da monarquia espanhola.
Sabia que Frederick Chopin e a sua amante George Sand, o pseudónimo da escritora Aurora Dudevant, estiveram em Valldemosa, uma das mais conhecidas vilas de Maiorca, no Inverno de 1838? Foi nesta ilha espanhola que o famoso compositor escreveu algumas das suas mais célebres obras para piano.
Por todos os locais que já visitamos a viagem pela gastronomia típica não pode faltar. Aqui os guisados de peixe, as lagostas e os lagostins têm uma merecida reputação nesta região. Sendo uma zona de praia, os mariscos e os peixes grelhados fazem parte de quase todos os menus.
Dos pratos regionais destacamos a sopa de fabes, a sopa de coles e a famosa sopa de escaldas e de pão. Os guisados de aves e o arroz de peixe e carne também fazem parte das iguarias convencionais.
Depois do merecido repasto eis que chega a noite e com ela a diversão e agitação. Na zona antiga, nas imediações da catedral, encontra bares para todos os gostos.
O passeio marítimo é outra zona de boémia, mas um pouco mais sofisticada. Aqui pode encontrar bares luxuosos, discotecas com entrada selectiva e com actuações ao vivo, sobretudo de música jazz, swing e blues. Mas se preferir as festas na praia, onde o ambiente é essencialmente juvenil encontrará discotecas que estão abertas até altas horas da madrugada.
Como vê Palma de Maiorca é um destino a ter em conta para as suas férias. Um paraíso de sol e mar que lhe permitirá passar alguns dias de descanso para que possa recarregar baterias para mais um ano de trabalho.
De avião. O aeroporto internacional San Juan, de Maiorca, fica a dez quilómetros da cidade de Palma. Uma corrida de táxi da cidade para o aeroporto custa aproximadamente 2600 pesetas (cerca de 3000 escudos). A melhor forma para conhecer a ilha é alugar um automóvel, pois os meios de transportes colectivos não abundam em Maiorca.
Palma de Maiorca dispõe de um clima mediterrânico e muito húmido. A temperatura média anual atinge os 17ºC. Em Julho e Agosto as temperaturas máximas chegam a ultrapassar os 30ºC. Nos meses frios, de Novembro a Março, as temperaturas médias rondam os 11ºC e os 13ºC.
Roupa prática e leve. No entanto, como a ilha é muito húmida e à noite as temperaturas descem substancialmente, convém levar uns agasalhos. Se desejar passar uma noite mais requintada, deverá levar algo mais formal.