Por cá já desconfiávamos, mas agora há um estudo a comprovar que os habitantes do são realmente os mais felizes da Europa. Quem o diz não são as senhoras do Bolhão (na imagem) nem os vendedores da Ribeira, mas sim os representantes da Smart, empresa de automóveis que, numa parceria com o Instituto RheinGold, analisou os níveis de felicidade de várias cidades europeias.
Passando à frente das grandes capitais do Velho Continente, a cidade do foi capaz de obter uma classificação de 86 pontos numa escala de 0 a 100. Os inquéritos tiveram em consideração as opiniões de 3269 pessoas num concurso que incluiu 31 cidades. Para surpresa de alguns, o Porto foi o grande vencedor, seguido de (muito) perto por Hamburgo, segunda maior cidade alemã, com um total de 85 pontos.
Tirando Porto e Hamburgo, só mais duas cidades conseguiram uma classificação superior a 80 pontos. São elas a também alemã, Munique, e a vizinha espanhola, Barcelona. Os nossos amigos do sul, de Lisboa, arrecadaram um total respeitável de 71 pontos, muito à frente da cidade com pior classificação: Marselha, com apenas 58 pontos.
De forma geral, o estudo concluiu que os europeus são um povo bastante feliz: 76% vê-se a viver na mesma cidade onde estão nos próximos anos e 65% nem sequer considera viver noutro local. Para chegar a estes números, foram usados diversos critérios, nomeadamente a qualidade da habitação, as infraestruturas da cidade, os contrastes sociais e a vitalidade dos habitantes.
O reconhecimento atribuído pelo estudo Smart é apenas uma das muitas distinções que o Porto tem recebido nos últimos anos. Quer no que toca à qualidade de vida na cidade, quer no que diz respeito à preferência dos turistas, a Invicta tem fidelizado nacionais e estrangeiros que chegam ou regressam para descobrir as maravilhas da cidade nortenha.
A chegada dos voos low-cost abriu portas para os europeus (e não só), atraindo as camadas mais jovens e os que procuram viagens baratas. Para se adaptarem a esta procura, surgiram hostels, mas há oferta indicada para todas as idades. Literalmente, dos 8 aos 80.
Para saber mais sobre a cidade do Porto leia também os nossos artigos:
Porto: a cidade hipster que adora a noite e “Francesinhas”
Estação de São Bento: que alterações que vêm aí?
Para terminar este artigo, gostaríamos ainda que recomendar (com a ajuda do TripAdvisor) vários links muito úteis para quem deseja visitar e conhecer a Cidade Invicta. Basta clicar para ver no TripAdvisor todas as informações atualizadas.