Home / Cidades /

Como organizar uma viagem a Madrid com um orçamento limitado

Como organizar uma viagem a Madrid com um orçamento limitado

by Gonçalo Sousa

Share this article

     

Madrid merece o seu próprio destaque. Aprenda tudo o que precisa de saber para descobrir a encantadora capital espanhola mesmo que tenha apenas um orçamento limitado.

Madrid está situada no centro de Espanha e tem boas ligações com o resto do país. A sua boa localização geográfica, as boas vibrações e o seu movimento cultural fazem da cidade um destino turístico muito popular, sendo extremamente popular nas plataformas e agências de viagens online, como a Destinia.

Sendo a capital de Espanha, Madrid recebe milhões de turistas por ano. Ao contrário de Ibiza e Maiorca e de outros locais que têm uma época alta definida, a época turística de Madrid dura todo o ano. Não importa se está sol ou frio.

É um tipo de turismo diferente, pois as pessoas em Madrid estão à procura de uma experiência cultural: museus, galerias, arquitetura, espectáculos, música, comida.

Claro que existem também excelentes opções de hotéis em Madrid. Desde hotéis de 5 estrelas a Airbnbs elegantes, passando por quartos privados de hostel a dormitórios e andares partilhados, Madrid tem também opções ilimitadas de alojamento. Se está com um orçamento limitado, fica longe das áreas em torno da Gran Via e procura um lugar a cerca de 20 minutos do centro da cidade.

Se estiver com um orçamento limitado e quiser ficar num hotel em Madrid, faça a sua reserva com bastante antecedência!

Como se deslocar em Madrid com um orçamento limitado

Madrid está muito bem ligada ao resto de Espanha, bem como a muitas cidades da Europa. A forma como se viaja para Madrid depende do tipo de viagem que se está a planear e, claro, de onde se vem.

Se já está a organizar a sua viagem pela Europa com um orçamento limitado, não pode deixar de passar por Madrid! Há muitas maneiras de chegar à capital espanhola e, se souber pesquisar, pode conseguir bilhetes muito baratos.

Madrid tem alguns dos transportes públicos mais completos e menos dispendiosos da Europa.

No entanto, recomendo que não o utilize. É isso mesmo – ande a pé! Madrid é o paraíso dos peões; pode chegar à maioria dos locais no centro da cidade a pé, e é verdadeiramente a melhor forma de conhecer a cidade.

Estar no subsolo ou dentro de um autocarro vai fazer com que perca muitas coisas fantásticas sobre Madrid. Utilize o metro e o sistema de autocarros se for realmente necessário, mas saiba que a melhor forma de se ligar à cidade é percorrer as suas ruas, admirar a sua espantosa arquitetura e envolver-se com a vibrante vida local em todo o lado.

O que fazer em Madrid

Madrid tem muitas coisas para ver e fazer. Existem inúmeros guias que descrevem as principais atrações turísticas de Madrid, por isso decidimos sugestões pouco habituais.

Os lugares e actividades que escolhemos para partilhar não são necessariamente todas as principais atrações, mas cada um tem algo único e representam 7 maneiras de ver e experimentar Madrid com um orçamento limitado.

  1. Malasaña

Se escolher ficar em Malasaña será provavelmente a melhor decisão que tomará na sua próxima viagem a Madrid. Das suas ruas aos seus bares, das lojas de roupa vintage aos cafés, Malasaña tem um encanto muito especial.

Embora não haja nada específico para fazer em Malasaña, existe de alguma forma muito para explorar. Perca-se por todo o bairro, pare para tomar um café e inicie uma conversa com os habitantes locais, ou veja a arte de rua e trabalhe os seus dotes de fotógrafo de rua. Malasaña mantém uma presença muito autêntica em Madrid, e não se sente invadida por turistas.

A Casa Camacho é um dos melhores bares de Madrid e um dos mais antigos de Malasaña. Pode beber e comer por alguns euros! O mais importante é que eles servem um vermute especial com gin que é único em Madrid. Não perca isto!

  1. Templo de Debod

Localizado no Parque del Cuartel de La Montaña, perto da Plaza España, o Templo de Debod é um templo egípcio que foi doado a Espanha pelo governo egípcio.

 

O Templo de Debod é um lugar mágico. Não há outra palavra para o descrever – existe algo na energia que rodeia este lugar que o torna único. Também oferece o melhor ponto de vista do pôr do sol na cidade (nota: pode ficar um pouco cheio entre a primavera e o verão, pois está a tornar-se cada vez mais turístico, mas mesmo assim a vista vale a pena).

Antes de ir ao templo, pare num supermercado e compre alguns petiscos e vinho. Desfrute de um piquenique enquanto vê o pôr do sol.

  1. La Latina

La Latina é um dos bairros mais antigos de Madrid. As ruas de La Latina mantêm o charme de anos atrás, tornando-o outro lugar perfeito para se perder explorando. La Latina está lentamente a tornar-se cada vez mais popular, e pode encontrar toneladas de bares e lugares para sair e desfrutar de algumas tapas. É também um bom local para a vida nocturna, especialmente discotecas.

À semelhança de Malasaña, não há um plano concreto para o que se deve fazer em La Latina. Basta caminhar, encontrar jóias escondidas e apreciar a arquitetura deslumbrante e o encanto local.

Se for com um grupo de amigos e quiser sentar-se e beber alguma coisa, procure a Plaza San Andrés, uma praça com muitas varandas e bares acolhedores onde pode passar uma noite agradável.

  1. Parque del Retiro (Parque do Retiro)

Bem-vindo ao melhor parque do mundo. O Parque del Retiro não é apenas um parque, é um lugar que pertence a uma dimensão diferente. Chega-se à Puerta de Alcalá submerso, quer se queira quer não, no turbilhão de uma capital agitada que caminha a um ritmo apressado e frenético. Mas quando se atravessa o portal para o Parque del Retiro, tudo muda.

Qualquer visitante pode passar horas e horas a passear pelos caminhos do Parque del Retiro, a olhar para os pequenos barcos ou a ver os artistas locais a atuar. É incrivelmente relaxante.

Com exceção do Palácio de Cristal, não há nenhuma atração turística específica no parque. O parque é a própria atração. Pegue num livro e leia, observe as pessoas e relaxe.

  1. Plaza Mayor, Sol e o Bairro Histórico

Não há nenhuma altura do ano em que se possa visitar Madrid e não encontrar milhares de pessoas reunidas na Puerta del Sol, a tirar fotografias, sentadas na fonte ou simplesmente a andar em círculos. Pode ser avassalador.

Mas, se andar um pouco mais e se perder nas pequenas ruas desta área, a sua experiência pode mudar drasticamente. Visite o Mercado de San Miguel, ou caminhe até a Catedral e o Palácio. Ver o pôr do sol junto ao Palácio é um espetáculo muito bom. E depois disso, passear pelos Jardins de Sabatini.

Dica extra: Vá até o café no último andar do El Corte Ingles (aquele perto da Avenida Callao) e olhe para Madrid do alto. É uma vista linda, e é grátis!

  1. Museu Reina Sofia

Se gosta de visitar museus, então prepare-se porque a fama do Museu Reina Sofia não desmerece. Este sítio incrível possui uma das melhores colecções de arte contemporânea do mundo, incluindo a icónica Guernica de Picasso.

Todas as semanas, o Museu Reina Sofia oferece um dia em que a entrada no museu é completamente gratuita durante algumas horas. Certifique-se de que reserva o seu bilhete gratuito online com antecedência, uma vez que são limitados.

  1. Desfrutar de um café no La Toma

La Toma oferece o melhor café de Madrid. Devemos admitir que não é a dica mais barata deste roteiro, mas se adora café como nós então, acredite que este café de especialidade vale completamente o dinheiro que pagar.

O café, pequeno mas encantador, está localizado no coração de Malasaña e tem um ótimo ambiente. Também oferece um wifi excelente, por isso, se estiver a viajar pelo mundo como nómada digital, La Toma é o local perfeito para trabalhar em Madrid!

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *