Portugal é um país de temperaturas amenas. Mesmo assim, quem por cá vive sabe perfeitamente que é possível encontrar dias de muito frio… e de muito calor. É precisamente a estes últimos que dedicamos este post.
Afinal, quando as temperaturas ascendem aos 30 e muitos graus, não há melhor do que ir a um parque aquático. Mas… qual? Há vários espalhados por todo o país. Só tem de escolher aquele que fica mais perto ou que lhe pareça mais divertido.
Com escorregas e atividades para miúdos e graúdos, estes espaços proporcionam dias bem passados com toda a família. A vantagem em relação à praia é que aqui não tem de se preocupar com o areal demasiado cheio ou com as crianças que não podem estar sozinhas junto à água.
Por norma, as piscinas têm um limite de altura/idade e é proibido aos mais novos entrar naquelas que são demasiado fundas. Além disso, há sempre a supervisão de um nadador salvador.
Em zonas do interior onde, obviamente, não há mar ou onde não existem praias fluviais, ir a um parque aquático é uma opção considerada pela maior parte das pessoas. Mesmo que tenha de pagar pela entrada, o valor acaba por compensar já que não gasta dinheiro em deslocações.
Em Vila Real, pode visitar o Naturwaterpark entre o mês de maio e setembro. Para miúdos e graúdos, este parque no Norte de Portugal contém em si uma grande diversidade de espaços, nomeadamente o parque aquático, parque aventura, quinta pedagógica e parque de campismo.
No entanto, é obviamente o parque aquático que se destaca, conhecido pelas pistas rápidas, o super-rápido Kamikaze, o Togobán com boias, o hidrotubo, piscinas e o jacuzzi.
Slide, paintball, escalada, rappel, tiro ao alvo, BTT, orientação, minigolfe, jogos tradicionais e campos de jogos ao ar livre esperam por si no Parque Aventura.
Horário: Maio a Setembro das 10h-19h;
Preçário:
O Scorpio é um parque aquático instalado junto às Piscinas de Guimarães. Ao todo, inclui duas piscinas: uma maior para adultos e uma mais pequena para bebés.
O projeto abriu portas em 2003 e, desde então, tem sofrido melhorias quer nas infraestruturas quer nos serviços. Atualmente, o Scorpio é considerado como espaço fundamental da cidade de Guimarães.
Quem visitar o parque aquático pode encontrar dois escorregas: o Fantasilândia e o Waterslide. O primeiro é uma alusão ao monumento mais icónico da região e também maravilha de Portugal, o Castelo de Guimarães.
Horário: junho a setembro, das 9h00 às 20h
Preçário:
O Parque Aquático de Amarante conta com os habituais entretenimentos procurados pelas crianças. Procurado maioritariamente pelos portugueses que vivem na região Norte, o Parque Aquático de Amarante tem pistas rápidas com apenas um canal e pistas múltiplas.
E não se preocupe porque não se tratam de meros escorregões: as pistas do Parque Aquático de Amarante vão até os 70 metros de comprimento. O tubo caracol, que anda às voltas ao longo de 35 metros, é normalmente um dos locais onde mais se ouvem as gargalhadas das crianças.
Mas ir ao Parque Aquático de Amarante não significa que não possa descansar sossegadamente. Os jardins, com sombras refrescantes, ficam longe de toda a confusão das pistas do parque. Basta estender uma toalha e disfrutar de um momento de relax. Para os adultos que não são adeptos dos escorregas radicais existe uma piscina.
Horário: Maio a 21 de setembro, 10h00-19h00
Preçário:
Localizado na povoação de Cabanões, São João de Lourosa, Viseu, este parque aquático alia o desporto à diversão. As atividades são para todas as idades e destinam-se não só aos mais pequenos como também aos adultos.
Além da prática desportiva, o parque que faz parte do Complexo Desportivo do Príncipe Perfeito quer promover a relação com a natureza e a aprendizagem de forma lúdica.
Acumulando os escorregas e as atividades com água, há um ginásio, uma piscina interior, golf e um parque radical. O complexo está aberto todo o ano, mas o parque aquático apenas pode ser visitado de 13 de junho a 7 de setembro.
Horáro: de 13 de junho a 7 de setembro, das 10h às 20h
Preçário:
Junto à Praia do Norte na Nazaré, (aquela onde Garrett McNamara surfou a onda gigante) encontramos o Norpark, um parque aquático com vista para o mar. O espaço está dividido em diferentes áreas aquáticas. Há escorregas para várias idades, uma piscina infantil, hidromassagem e até um grande jacuzzi para 25 pessoas.
Disposto a promover o entretenimento lúdico, o Norpark organiza várias atividades. Entre elas as aulas de hidroginástica ou de dança. É mesmo caso para dizer que pode faltar tudo, menos diversão. O parque só está aberto durante a época alta, abrindo excecionalmente no resto do ano para eventos privados.
Horário: junho a setembro, das 10h às 19h
Preçario:
Gosta de desafios? O Aquashow, no Algarve, tem para si uma série de pistas com diferentes graus de diversão. Os que gostam menos de adrenalina podem disfrutar de uma calma viagem no “rio”, um canal de águas calmas; e os que não dispensam um pouco mais de agitação podem partir para os incríveis escorregas e tubos. Para além das pistas, o Aquashow é bem conhecida pela sua piscina de ondas.
A diversão continua mesmo fora de água. Qualquer visitante pode visitar o show de répteis, araras e aves de rapina e interagir com os simpáticos leões-marinhos numa piscina. Um verdadeiro parque de diversões com muita animação! Quem quiser, pode ficar no hotel situado ao lado do Aquashow e disfrutar da experiência até ao último minuto.
Horário:
Preçário:
O Aqualand de Silves é um dos parques aquáticos portugueses com mais diversões. Aliás, por norma, todos os anos há uma inovação no que diz respeito a escorregas e atividades. Todos eles têm nomes sugestivos: no Banzai percorremos uma piscina em cima de uma prancha; no Crazy Race só precisamos de escorregar e no Rápidos descemos em cima de uma boia maior do que nós.
Posto isto, não há dúvidas de que o Aqualand é um espaço para aventureiros que gostam de passar bons momentos com amigos. Quem preferir ir em família não se precisa de preocupar: há piscinas e atividades pensadas exclusivamente para os mais novos. As crianças, por exemplo, podem optar pelo Paraíso Infantil ou pelo Rainbow Park (uma espécie de parque infantil na água).
Horário:
Preçário:
O Slide & Splash é o Parque aquático mais antigo de Portugal, pelo menos dos que ainda estão em funcionamento. Com a sua abertura em 1986, trouxe aos portugueses e turistas uma série de diversões, entre os quais uma série de tubos: O Kamizaze, de 18 metros de altura; o Torpedo, com 123 metros de altura; o Tornado; o Black Hole, que é coberto; e o Caracol, com 150 metros de comprimento.
Para as crianças existem ainda três pistas especiais e “rios” para estar dentro de água, numa boia, a relaxar. O parque aquático tem também espetáculos de falcoaria, papagaios, araras e répteis.
Horário:
Preçário:
O Zoomarine é mais do que um parque aquático. Quem visitar o parque temático pode passar um dia de diversão em diversão e de espetáculo em espetáculo. É também possível dar um salto à Zoomarine Beach, uma praia de água salgada e areia suave. Além dos escorregas, o parque temático destaca-se sobretudo pelo contacto com animais marinhos, como golfinhos, focas, leões-marinhos e tubarões.
Para descobrir todas as atividades do Zoomarine clique aqui (https://www.zoomarine.pt/en/discover-the-park) e explore como pode passar o seu dia dentro do parque. Além de estar disponível para visitantes individuais, o Zoomarine permite a visita de escolas.
Horário:
Preçário: