Em Portugal, a zona do Algarve é sinónimo de praia e calor, de tardes passadas ao sol, sobre a areia fina da costa atlântica. No ar sente-se o perfume do mar, agradavelmente misturado com próprio o aroma do protetor solar, enquanto as ondas se desfazem contra a areia, num sussurrar agradável que só nos faz pensar em verão.
Debaixo do guarda-sol, onde ficam guardadas as geladeiras com os apetrechos culinários do dia (os rissóis da tia, as garrafas de água fresca e a cerveja para o pai), joga-se às cartas nas horas de calor. Os mais pequenos constroem castelos de areia sobre o olhar atento das mães e os mais graúdos contam as horas até ao fim da digestão, para poderem correr para as ondas convidativas do amor.
Este é o cenário de férias dos portugueses (e de muitos turistas do norte da Europa!) que, nos meses de maior calor, trocam a rotina das cidades e partem de férias para a costa algarvia. Neste artigo, decidimos por isso honrar este tesouro turístico português e elaboramos uma lista com as 10 melhores praias do Algarve.
Começamos mesmo pelo Norte do Algarve, perto da fronteira com o Alentejo, onde o Rio de Seixe desagua no Oceano Atlântico. Falamos da Praia de Odeceixe, considerada uma das 7 Maravilhas-Praia de Portugal e bem conhecida pelo seu extenso areal, procurado sobretudo por aqueles que gostam de caminhar à beira-mar.
É também a “bipolaridade” do Odeceixe que atrai muitos turistas . Isto porque, a oeste, se assume como praia marítima, banhada por ondas agitadas ideias para a prática de surf enquanto a Este o mar é substituído pelo rio, com a sua água calma e perfeita para mergulhos em família.
Continuando a descer ao longo da costa, alcançamos a Praia da Bordeira, perto da vila da Carrapateira. Se está à procura de uma praia menos movimentada, então esta é uma boa escolha a fazer. Situada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, a Praia da Bordeira conta com um areal de 3 km e é um verdadeiro tesouro natural, com um dos areais mais extensos de Portugal. Promete ser apreciada por todos aqueles que gostam de descobrir o lado mais selvagem da natureza portuguesa.
Reconhecida com bandeira azul, a Praia da Bordeira é vigiada durante a época balnear e procura por praticantes de surf, bodyboard e e mergulho. Por vezes, após cheias, forma-se uma lagoa no areal que delicia as brincadeiras dos mais pequeninos.
Na pontinha sul da costa algarvia, em Sagres, fica a Praia do Tonel, mesmo ao lado da Fortaleza de Sagres, onde se acredita que, em tempos passados, o Infante D. Henrique tenha planeado as viagens dos Descobrimentos. Dada a sua localização, a praia de Tonel é protegida por ventos fortes, bloqueados pelas falésias que rodeiam o areal, proporcionando assim boas condições para a prática balnear.
Quanto à praia por si mesma, sublinhamos as boas condições que reúne para a prática de atividades como o surf e o mergulho. E, mesmo não contando com um areal extenso, merece uma visita por se tratar da praia mais sul de Portugal Continental e por garantir uma paisagem incrível e panorâmica ao Cabo de São Vicente. Reconhecida com bandeira azul e vigiada durante a época balnear.
Avancemos agora para Este, rumo a Portimão. É aí que se encontra uma das praias mais célebres de Portugal: a Praia da Rocha. Por ano, estima-se que receba milhares de turistas, mesmo contando com cerca de 1,5 km de costa e mais de 146 mil metros quadrados. Vigiada pela Fortaleza de Santa Catarina, a Praia da Rocha deve o seu nome às rochas que se encontram entre o areal e o amor.
A grande afluência de turistas – tanto portugueses como estrangeiros – não se deve apenas à qualidade da praia. Os entretenimentos disponíveis em Portimão – casino, bares, discotecas, entre outros – fazem deste local um ponto igualmente atrativo.
Não muito adiante, encontramos uma das praias mais emblemáticas de Portugal e uma das mais belas da Europa, com um cenário tão paradisíaco que não é de admirar que surja na frente de postais. Situada na Caramujeira, é conhecida principalmente pelas suas falésias características e pela claridade da água, que permite ver o fundo do oceano como se se tratasse de uma superfície de vidro.
Além de ser excelente para prática balnear, é um tesouro natural que merece ser apreciado, quer no areal, quer no topo da falésia.
À semelhança da Praia da Rocha, a da Quarteira situa-se numa antiga aldeia de pescadores, transformada extraordinariamente numa vila turística e cosmopolita, repleta de infraestruturas de entretenimento. A par do extenso areal e da área costeira com mais de 2 km, os turistas podem encontrar nesta zona uma variedade de resurantes, bares e ljas. A vida noturna de Quarteira é também muito conhecida e animada por barracas e artistas de rua.
Na ilha costeira de Armona, encontramos uma das mais belas praias de Portugal. Para começar, pode disfrutar da viagem de barco de 15 minutos que o vai levar do continente até Armona, a partir de Faro, Olhão ou Fuseta. Assim que descer da embarcação, espera-o os labirintos naturais de lodo e areia que o conduzem através da Ria Formosa. De notar que a praia tem uma grande extensão de areal, perfeita para passeios de família e para entrar em contacto com a natural.
Apanhemos agora um comboio que até à Ilha de Tavira. Pela janela, aprecie a natureza selvagem com os seus sapais, canais e salinas e, ao longe, os cumes da Serra do Caldeirão e o Cerro de São Miguel. Já em Tavira, aproveite para disfrutar da praia do Barril, com as formações dunares erguendo-se no areal e as pequenas casinhas dos pescadores – transformadas hoje em restaurantes e lojas – a ilustrar o espírito tradicional de Tavira.
Ainda em Tavira, aproveitemos para prestar uma visita à Praia da Ilha de Cabanas. Esta praia, que tem o mesmo nome que a ilha, é muito estreita, com 70 metros de largura que são compensados pelos 7 km de comprimento. Se não gosta de praias cheias de multidão mas que lhe proporcionem um excelente contacto com a natureza, esta é sem dúvida uma hipótese a ponderar. Mesmo sendo uma pequena ilha, oferece todas as comodidades necessárias para passar um belo dia na praia.
Para alcançar a Praia da Ilha de Cabanas, tem de apanhar um barco para atravessar a Ria.
Estamos quase a chegar à fronteira com Espanha quando nos deparamos com a Praia de Manta Rota, em Vila Real de Santa Antónia. Uma vez mais, esta era antigamente uma vila piscatória que, ao passar a ser visitada por milhares de turistas, se transformou completamente ao longo do anos.
Apesar de não muito longe se situar a Praia de Monte Gordo, a Praia de Manta Rota oferece mais tranquilidade aos veraneantes que por aí passam e que podem encontrar as infraestruturas necessárias para um bom dia de praia.