Wanda Metropolitano: uma visita obrigatória em Madrid
É difícil imaginar que o estádio ultramoderno Wanda Metropolitano, que obteve 5 estrelas da UEFA e foi nomeado “Melhor Estádio do Mundo” na Cimeira Mundial de Futebol de 2018, foi durante muitos anos apenas um estádio abandonado nos arredores de Madrid.
Inaugurado em setembro de 2017 como a nova casa do Atlético de Madrid, o recinto remonta, na verdade, a 1994, quando foi construído na parte oriental da cidade, em preparação para os Campeonatos Mundiais de Atletismo de 1997, que acabaram por se realizar em Atenas, e não em Madrid.
A partir desse momento, “La Peineta”, como foi apelidada devido à forma de pente das bancadas, foi utilizada apenas para alguns eventos desportivos de segunda categoria e acabou por ser abandonada em 2004.
Em 2011, o Atlético de Madrid identificou-o como uma alternativa à sua casa histórica, o Vicente Calderón, que, devido à sua localização (de um lado delimitado pelo rio Manzanares e do outro por uma autoestrada), não podia ser ampliado.
Após 6 anos de obras, o estádio foi inaugurado a 16 de setembro de 2017 para o jogo da La Liga entre o Atlético de Madrid e o Málaga, que terminou 1-0, graças a um golo de Antoine Griezmann, que ficará assim na história como o primeiro marcador de sempre no Wanda Metropolitano.
O nome do estádio vem do parceiro patrocinador, “Wanda Group” e a segunda parte é uma homenagem ao “Metropolitano”, o estádio que acolheu o Atlético antes da sua mudança para o Vicente Calderón em 1966. Com capacidade para cerca de 68 mil espectadores e com os mais recentes avanços tecnológicos, o “novo Peineta”, é verdadeiramente uma das jóias do futebol europeu e mundial.
Em comparação com outros estádios, a casa do Atlético de Madrid apresentou desenvolvimentos significativos na sua iluminação, sinalização e cobertura móvel para criar uma infraestrutura tecnológica como nenhuma outra. A aclamação geral deve-se à capacidade de ultrapassar limites no que diz respeito à tecnologia.
Reconhecido como o primeiro estádio europeu a fornecer iluminação 100% LED, o Wanda Metropolitano é inigualável. O clube instalou 6 700 ligações de rede wi-fi, 165 comutadores e 75 nós de rede, enquanto 900 televisores são operados remotamente em todo o estádio para levar informações em tempo real aos adeptos.
Além disso, o clube controla um ecrã de 530m², com 360º, em torno da borda do campo. Esta funcionalidade é a única do seu género a ser utilizada em todos os campos da LaLiga Santander. A obtenção de níveis tão elevados de cobertura permite que todos os 68 000 espectadores do estádio permaneçam ligados durante todo o dia do jogo.
Este nível de investimento levou o clube a descrever o Wanda Metropolitano como o primeiro estádio inteligente da Europa, mas a maior fonte de orgulho parece vir da ligação que criou com os adeptos.
Música e Futebol motivam visitas ao Wanda Metropolitano
O Estádio Wanda Metropolitano não é apenas um estádio para assistir a jogos de futebol, mas também é um excelente local para concertos e espetáculos. Por direito próprio tornou-se uma atração turística em simultâneo.
Devido às suas características, como a grande capacidade de lotação, o conforto e a máxima segurança no interior do estádio, a disposição das bancadas faz com que os espectadores tenham uma maior visibilidade do campo. Tem enormes ecrãs de televisão e um som muito bom para não perder um minuto de nenhum destes eventos. E, além disso, a sua iluminação é capaz de oferecer espetáculos de luz para maior diversão.
Não é de estranhar que nomes como Ed Sheeran e Metallica, e muitos outros artistas internacionais de grande prestígio, escolheram este estádio para realizarem concertos na capital espanhola.
Por todas estas razões, existe uma vasta lista de hotéis próximos do Estádio Wanda Metropolitano que servem como excelente opção de alojamento para quem visita Madrid, seja para assistir a jogos de futebol ou concertos, pois não perderá um minuto para ser o primeiro fila, e poderá estar perto do seu hotel para descansar, com muitos bares e pubs para desfrutar da gastronomia e do lazer na cidade.
Se deseja ir a Madrid e desfrutar destes eventos com as facilidades e a flexibilidade de que necessita, recomendamos um hotel em San Blas Madrid.
Situado no bairro de Rosas, no distrito de San Blas-Canillejas, o Wanda Metropolitano está plenamente integrado em Madrid.
O bairro de Rosas compreende parte do Ensanche Este de San Blas, a oeste da M-40, bem como grandes parcelas não urbanizadas a leste desta última autoestrada, incluindo um local de extração de sepiolite, cuja exploração abaixo do nível freático induziu a formação de uma série de pequenas lagoas.
O município de Canillejas era uma das cidades mais antigas da Comunidade de Madrid, anexada à cidade em 1949. Quando Madrid foi dividida em diferentes distritos, não conseguiu recuperar o nome de Canillejas como nome do distrito, algo diferente do que aconteceu com outros municípios que conservaram os seus nomes, como Barajas, Vicálvaro, Carabanchel ou Villaverde.