Home / Ciência e Tecnologia /

What3Words: e se a nossa morada pudesse ser resumida a 3 palavras?

what3words

What3Words: e se a nossa morada pudesse ser resumida a 3 palavras?

by Eduardo Aranha

Share this article

     

Vivemos numa era em que se tende a simplificar o que é complicado. Todos os dias assistimos ao aparecimento de novos serviços e produtos que surgem para simplificar tarefas que temos de cumprir diariamente. Se acrescentarmos à mistura a palavra Internet, obtemos uma receita bombástica, uma vez que o meio digital tem sido nos últimos anos o suporte para muitos projetos criativos.

É por isso mesmo que hoje lhe falamos de um desses projetos que descobrimos recentemente e que vem simplificar algo que nem nos costuma passar pela cabeça: moradas.

O endereço onde tem a sua residência, local de trabalho ou até mesmo onde se encontra à espera que um amigo chegue. Estamos a falar deste tipo de moradas. Com o What3Words, os endereços com as ruas ou até mesmo aquelas indicações básicas como “Estou aqui junto ao café do Sr. Manuel” desaparecem e são substituídas por 3 palavras. Nós, por exemplo, encontramo-nos na morada “agulha.bobear.valas”.

Parece estranho e complicado? Não se preocupe. É mesmo simples. Continue a ler para conhecer mesmo este projeto.

What3Words: 3 palavras que simplificam

Quando lhe perguntam o seu endereço, poderá responder de forma muito, muito sucinta.

What3Words é um serviço de localização que utiliza uma combinação de três palavras para identificar lugares ou referências geográficas através de uma nova forma simples para partilhar a sua localização exata. As coordenadas de GPS (latitude e longitude) ou alguns serviços de geolocalização já são uma forma bastante precisa para encontrar um determinado lugar, mas isso não quer dizer que sejam práticos.

 

what3words

Com esta preocupação de facilidade, a start-up britânica resolveu dividir o globo em 57 triliões de quadrados com nove metros quadrados (3×3) e a cada um foram atribuídas três palavras que representam um endereço.

O sistema está disponível em várias línguas (português incluído) e para cada idioma há um conjunto distinto de palavras.

Agora imagine que está no centro da cidade à espera de um amigo para tomar café que lhe manda uma SMS a perguntar onde se encontra. Em vez de responder que está, por exemplo, na rua de Santa Catarina, no Porto, pode dizer-lhe que está em “alusão.jeito.imãs”.

Artigo publicado originalmente em What3Words: Com 3 palavras apenas escreve-se a sua morada

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *