Home / Dicas de Viagens /

9 Motivos para fazer as malas e viajar para a Ilha da Madeira

9 Motivos para fazer as malas e viajar para a Ilha da Madeira

 

Temperatura amena, tradições seculares, boa comida e natureza exótica. Estes são apenas alguns dos motivos que fazem da Madeira um excelente destino de férias. Em família, sozinho ou com amigos, a ilha oferece a todos os que a visitam uma grande diversidade de aventuras que prometem ficar na memória.

Do turismo sénior ao radical, aqui é possível encontrar atividades e roteiros que mostram o potencial de Portugal em todo o seu esplendor. As paisagens naturais são de deixar qualquer um de boca aberta e parecem saltar dos ecrãs dos filmes mais épicos. Afinal, não é por acaso que a ilha é frequentemente apelidada de Pérola do Atlântico.

E é precisamente no meio do oceano que encontramos a Madeira. A área geográfica é relativamente pequena (cerca de 741 km2): os 57 km de comprimento e 22km de largura fazem com que seja o destino ideal para umas férias curtas. Se por outro lado preferir ver tudo ao pormenor também pode deixar-se ficar durante mais tempo. Dessa forma, poderá explorar melhor as riquezas da ilha.

O clima é ameno e nem a chuva faz baixar as temperaturas – que rondam normalmente os 25°C, no Inverno, e os 17°C no Verão. A ilha é de origem vulcânica e a capital é a cidade do Funchal. Além da Madeira, fazem parte do arquipélago a ilha de Porto Santo e as Ilhas Selvagens.

Como se isto não bastasse para ter vontade de fazer as malas e apanhar o primeiro avião, apresentamos em seguida 9 (excelentes) motivos para viajar para a Madeira. Continue a ler e saiba o que esperar deste que é um dos mais belos destinos turísticos da Europa.

 

DESCUBRA O QUE FAZER NA MADEIRA COM O TRIPADVISOR

 

Por que razão você deve visitar a Madeira?

 

Caminhar pelas Levadas

Não há como ir à Madeira sem pelo menos fazer uma caminhada pelas Levadas. Estes trilhos que levam até ao coração da ilha são canais de irrigação, usados há muitos anos para levar água até às plantações. Ao percorrer as Levadas é possível encontrar as mais belas paisagens da Madeira. Os primeiros caminhos surgiram no século XVI e atualmente atingem um comprimento total de 3 mil quilómetros. Trilhos semelhantes são também encontrados na ilha de La Palma, nas Canárias.

 

Uma ilha com história

Embora seja mais conhecida pela natureza, a verdade é que a Madeira é rica em história e tradições. Antes da descoberta oficial do arquipélago, julga-se que navegadores já por lá tinham passado. Em 1419, Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco reclamaram a Madeira para Portugal. Encontraram-na por acaso, na sequência de uma tempestade que os desviou da rota.

 

Cores vivas e sabores exóticos

A ilha da Madeira é indicada para os amantes da gastronomia. O receituário tradicional é simples, mas possui a capacidade de captar os sabores da região. Na confeção dos pratos são usados ingredientes típicos, como a banana ou o maracujá. As principais especialidades são o peixe-espada, o atum, as lapas e a espetada em pau-de-louro. Há também o afamado bolo-do-caco, a poncha e Vinho da Madeira.

 

Festas e romarias

Apesar de ser um destino turístico, a Madeira nunca perdeu a sua identidade. A prova disso está nas festas e romarias que fazem questão de exaltar as tradições locais. Do cartaz fazem parte inúmeros eventos, com destaque, por exemplo, para as Festas de Carnaval, a Festa da Flor ou o Festival do Atlântico. As iniciativas decorrem durante todo o ano e nelas participam pessoas de todas as idades.

TripAdvisor
 

 

Passagem de Ano

A Festa de Passagem de Ano é um dos eventos mais importantes da Madeira. O fogo-de-artifício é o maior de Portugal e chega a ser um dos maiores do Mundo. A celebração do ano novo atrai milhares de turistas, que correm à ilha para festejar. De 2006 a 2010, a cidade do Funchal foi distinguida por albergar o “Maior Espetáculo Pirotécnico do Mundo”.

 

Floresta Laurissilva

A floresta Laurissilva da Madeira tem uma história de 20 milhões de anos e, por isso, foi reconhecida em 1999 como Património da Humanidade, pela UNESCO. As características subtropicais fazem dela uma das mais belas do mundo, albergando espécies raras de fauna e flora. O mesmo tipo de floresta é também encontrado nos Açores, em Cabo Verde e nas Canárias, mas é na Madeira que podemos ver a maior e mais bem preservada mancha verde.

 

Cristiano Ronaldo

Para os admiradores do maior craque português da atualidade, visitar a Madeira significa fazer uma viagem às origens de Cristiano Ronaldo. Este que é um dos maiores embaixadores do arquipélago, escolheu a ilha para criar um museu onde estão alguns dos seus troféus e camisolas, o Museu CR7. Em sua homenagem foi recentemente inaugurada uma estátua que se encontra na Praça do Mar.

 

Atividades desportivas e radicais

Do futebol para os outros desportos, a Madeira reúne excelentes condições para a prática de uma série de atividades radicais ao ar-livre. Dependendo da época do ano, é possível praticar surf, windsurf, kitesurf, mergulho, vela, caça desportiva, asa delta, ou parapente. Para os apreciadores de atividades mais calmas, aconselhamos uma viagem de barco para ver as baleias, os golfinhos e os lobos-marinhos.

 

Hotelaria de renome internacional

Os portugueses fazem questão de bem receber e os madeirenses não são exceção. A prova disso está na hotelaria de renome internacional e várias vezes distinguida com prémios de turismo. Juntamente com os hotéis de 5 estrelas, há também um forte setor de turismo rural.

 

DESCUBRA HOTÉIS NA MADEIRA COM O TRIPADVISOR

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *