Home / Blogs de Viagens /

Não sabe como viajar sozinha na prática? Consulte o Viajante Solo!

Não sabe como viajar sozinha na prática? Consulte o Viajante Solo!

 

Na sequência da primeira entrevista com bloggers de viagens que começamos a publicar no Mundo de Viagens, hoje atravessamos o Oceano Atlântico para falar com a Denise Tonin, autora do excelente blog Viajante Solo.

Quando iniciei o meu percurso no marketing digital de forma ativa em 2013, uma das primeiras pessoas que já tinha experiência e que já estava no mercado que mais me ajudou foi a Denise Tonin. Ela era e ainda é uma especialista em marketing digital, sobretudo do Pinterest, sendo que essa rede social tem crescido de importância ano após ano.

Como queria ser bem sucedido nessa rede social encontrei nos documentos gratuitos, conselhos e dicas da Denise Tonin um excelente apoio, assim como sempre considerei que a sua disponibilidade para discutir assuntos relacionados seria um bom exemplo para mim e para o meu trabalho na Beat Digital.

Alguns anos depois acontece que tanto eu como a Denise Tonin partilhamos uma amizade não apenas motivada pelo interesse ativo no sector do marketing digital, mas também temos em comum o prazer das viagens, culminando em ambos os casos com a criação dos nossos respectivos blogs.

Contudo, o Viajante Solo cumpre uma missão única, sem qualquer paralelo na blogosfera de viagens que eu conheço: destina-se sobretudo para viajantes solitários, que vivem a aventura de partir à descoberta de novas vivências sem a companhia de um amigo, namorada ou familiar.

O Viajante Solo está online desde 2014 e foi o primeiro blog no Brasil a falar especificamente sobre viagens solo. Hoje ele está voltado, principalmente, para mulheres que já viajam sozinhas e para mulheres que querem viver essa experiência fascinante com os artigos a reflectirem experiências pessoais e reais da autora. Garanto a todos os nossos leitores que é um trabalho meritório que cumpre uma lacuna real no mercado.

Por tudo isto, aconselhamos vivamente a leitura da nossa entrevista completa com a Denise Tonin. Mas antes resta ainda agradecer a disponibilidade, simpatia e espírito de partilha da autora do blog, cuja missão não se esgota em dicas para viajantes solo, mas também integra planejamento, segurança, roteiros, transporte, pontos de interesse, gastronomia e compras.

 

 

Confira agora a entrevista completa com Denise Tonin do Viajante Solo

 

Mundo de Viagens (MV): Qual foi o principal motivo para o nascimento do blog?

Denise Tonin (DT): Em 2013 fiz uma viagem ao Canadá e em um dos trajetos de trem comecei a pensar: será que muitas mulheres também fazem como eu e viajam sozinhas? Por que tem pouca informação na internet sobre mulheres viajando sozinhas? Fiquei pensando sobre o assunto e a ideia do blog surgiu, mas ficou guardada.

Desde então, comecei a pensar mais no assunto e a perceber que muitas mulheres deixavam de viajar por falta de compania ou ainda por puro medo e insegurança. Resolvi, então, em 2014 a começar a me aprofundar no assunto e a escrever sobre as minhas experiências viajando sozinha.

(MV): Qual é a missão do projecto?

(DT): Compartilhar experiências que vivo há​​​​ mais de 15 anos viajando sozinha com o objetivo de incentivar mais mulheres a fazerem o mesmo e explorarem novos destinos em sua própria companhia, sem medo e em segurança.

(MV): Qual a regularidade das publicações de novos posts?

(DT): Procuro publicar semanalmente sempre que possível, mas às vezes não consigo dar conta por estar viajando ou também em função do meu trabalho de webdesigner.

(MV): Fazes este trabalho de forma amadora ou profissional?

(DT): Quando comecei era apenas um hobby e no final de 2015, quando deixei a iniciativa privada, comecei a trabalhar o projeto de forma profissional estabelecendo uma linha editorial, um nicho e também a trabalhar com programas de afiliados para a monetização do blog. Logo depois comecei a traçar um plano de lançamento de produtos próprios.

(MV): A sobrevivência do projecto depende da monetização do blog (publicidade, programas de afiliados, posts patrocinados)?

(DT): Não, não depende. Até hoje não aceitei nenhuma proposta de post patrocinado, pois algumas empresas fazem propostas completamente fora da realidade, tanto em termos financeiros, quanto em termos de conteúdo (produtos que não estão relacionados ao tema do blog). Trabalho com programa de afiliados, porém não é o foco principal.

Durante o ano de 2017 me dediquei a criação de produtos próprios como o Programa Viajante Solo, voltado para mulheres e todo online, que mostra o passo a passo para planejar uma viagem sozinha de forma inteligente, econômica e segura.

Também lancei, em parceria com uma agência de viagens, o projeto  Viagem para Mulheres com Denise Tonin. São dois roteiros para 2018: Portugal, Espanha e Marrocos e França, Grécia e Itália.

Pode parecer estranho eu escrever sobre viajar sozinha e montar viagens em grupo, porém vejo que algumas mulheres tem mais dificuldades em começar a viajar. As razões são: medo e insegurança de fazer a primeira viagem sozinha,  não falar inglês e muitas gostariam de viajar em grupo por acharem mais divertido e para fazererem novas amizades com pessoas que tenham os mesmos interesses.

Unimos o útil ao agradável e criamos roteiros completamente diferentes dos pacotes de viagem vendidos pelas agências para que as participantes tenham uma experiência maravilhosa e voltem empoderadas para continuar desbravando o mundo da maneira que elas julgarem melhor para seu estilo de viagem.

(MV): Existe algum tipo de parceria com outros blogs ou marcas? Se sim, quais e qual o seu âmbito?

(DT): O Viajante Solo é membro de duas entidades que representam os blogueiros de viagem no Brasil: a ABBV (Associação Brasileira de Blogueiros de Viagens) e a RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens) e lá mantenho o relacionamento com outros blogs, mas não há uma parceria concreta.

Em relação a marcas, ao longo do ano desenvolvo projetos para destinos que pretendo conhecer e muitos deles recebem apoio dos DMOs (Destination Marketing Organizations), assim como de hotéis e empresas relacionadas ao setor de turismo.

 

 

(MV): O blog tem abertura para receber novos colaboradores ou é um projecto fechado nesse aspecto?

(DT): No momento não tenho colaboradores, mas tenho a intenção de que o Viajante Solo cresça cada vez mais e, para isso, será necessário ter outras pessoas trabalhando no projeto, não só na produção de conteúdo, mas também em outras áreas como edição de vídeos e fotos, SEO, etc. Por enquanto, tudo é feito por mim.

De qualquer forma, estou sempre aberta, principalmente, para as leitoras que compartilham suas experiências de viagens na coluna Fui Sozinha.

(MV): Qual a importância das redes sociais para o projecto?

Hoje em dia as redes sociais são de extrema importância para qualquer negócio, porém temos que priorizar, pois é quase impossível estar presente em todas sem uma equipe auxiliando. 82% do meu tráfego vem do Google, seguido pelo Facebook, onde administro uma Comunidade com mais de 16 mil mulheres. Trabalho mais com Facebook e Instagram, mas meu foco e prioridade é sempre o blog.

(MV): Gostavas ou tens intenção que este blog um dia evoluísse da Internet para se transformar num negócio, marca, serviço ou empresa?

(DT): O Viajante Solo já é uma marca registrada e uma empresa pequena com produtos próprios que vem tentando crescer dia a dia. Os projetos para 2018 já estão desenhados e a ideia é lançar novos produtos sempre voltados para mulheres e viagens solo.

(MV): Qual é o balanço (face aos objectivos, resultados e feedback dos utilizadores) que é possível fazer hoje deste projecto?

(DT): O balanço que posso fazer do último ano é extremamente positivo, pois tive um crescimento de tráfego de mais de 50%, além de uma ótima aceitação em relação aos produtos próprios criados. Isso dá mais motivação para continuar investindo nesta linha editorial e no público que estabeleci como ideal.

(MV): E já agora, para terminar, qual o conselho ou dicas que podes dar aos bloggers que estão a começar agora neste tipo de projectos online?

(DT): A cada dia que passa muitos blogs de viagem e projetos online são lançados e vejo que muitos dos autores não fazem ideia do trabalho que há por trás de um projeto como esse. Não é apenas escrever sobre viagens, por exemplo. Para crescer temos que nos dedicar também a aprender sobre edição de imagens, vídeos, SEO, marketing digital e a lista não para de crescer. Meu conselho é:

Estude o mercado em que vai atuar e veja o que está sendo feito

Conheça bem o seu público-alvo: quem são e o que buscam

Estabeleça um nicho para trabalhar

Acredito que isso ajude a começar e ter um projeto bem definido com muitas chances de crescimento.

E, por último, e não menos importante: não desista do seu projeto! O crescimento é lento, mas com dedicação e paciência ele vem!

 

INFO E LINKS OFICIAIS BLOG VIAJANTE SOLO

 

BLOG: https://viajantesolo.com.br/

ANO DE CRIAÇÃO: 2014

AUTORA: DENISE TONIN

 

FEED DO BLOG: http://feeds.feedburner.com/viajantesolo

FACEBOOK: https://www.facebook.com/ViajanteSoloOficial/

TWITTER: https://twitter.com/viajantesolo

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/ViajanteSoloBRDeniseTonin

PINTEREST: https://www.pinterest.pt/viajantesolo/

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/viajantesolo/

 

Partilhe este artigo

Comentário

  • 11 December, 2017

    Que prazer estar aqui! Adorei participar da sua entrevista e estou te esperando lá no Viajante Solo! Obrigada mais uma vez! beijos do Rio

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *