Home / Curiosidades /

Quando viajamos e de repente… acontece uma coisa destas!

Quando viajamos e de repente… acontece uma coisa destas!

Existem viagens de sonho que devido a acontecimentos inesperados tornam-se um pesadelo. Alguma vez lhe aconteceu? Pois, hoje listamos 4 azares comuns em viagens, que são capazes de fazer o melhor turista desesperar, mesmo que deseje a todo o custo manter o espírito de aventura. Leia agora e veja se identifica algo parecido com as suas próprias experiências.

(E já agora não perca também os nossos posts com 3 infortúnios comuns em viagens e fotografias de férias que correram mal).

A sua bagagem está atrasada

Primeiro de tudo, não entre em pânico. Na maioria das vezes, a bagagem está apenas atrasada e não totalmente perdida.

A sua primeira missão será encontrar um representante da companhia aérea para conversar – falar com alguém pessoalmente pode resolver muitos problemas mais facilmente do que um call center. Ao conversar com o representante, mantenha a calma. As pessoas que estão ajudando você a encontrar sua bagagem não são as que a perderam, então não faz sentido atirar a sua frustração para cima delas. Seja educado e seja amigável.

Se você precisar de preencher um relatório de reclamação, forneça o máximo de informações possíveis, para o caso da sua etiqueta de bagagem ter sido quebrada ou extraviada. Pense em qualquer identificador que ajude a sua bolsa preta a se destacar da multidão: talvez ela tenha uma fita vermelha amarrada à alça.

Se você está apenas a começar a sua viagem, deixe as informações do hotel com um funcionário da companhia aérea para que a sua mala possa ser entregue no local apropriado assim que a encontrarem. Também é útil partilhar um número de telemóvel.

Por fim, não desista. Habitualmente as malas são entregues em 12 horas; portanto, pode não ser um grande problema. As companhias aéreas costumam fornecer atualizações de status quando a encontram e tomam providências para entregá-las. Se eles não fornecerem atualizações, seja proativo. Ligue para o número oficial de reivindicação para permanecerem em cima do seu caso.

Certifique-se que tem uma etiqueta de identificação do lado de fora da sua mala, mas também mantenha o seu nome e informações de contato (talvez até o itinerário) dentro de cada mala, apenas no caso da sua etiqueta ser separada da bagagem. Isso não impede que a sua bagagem se atrase, mas pode ajudar a encontrá-la mais rapidamente.

O seu voo foi cancelado

Voos cancelados são sempre um problema, mas eles são ainda mais agoniantes se for o início de uma viagem que você realmente esperava. Infelizmente, nenhuma solução será tão boa quanto o seu voo programado originalmente, mas esperamos que você possa encontrar uma alternativa adequada.

Comece mantendo alguma perspectiva. A companhia aérea não tem controlo sobre o clima, que é a causa de uma quantidade significativa de voos cancelados. Lembre-se de que os aviões dirigem-se em todo o mundo num determinado dia; portanto, mesmo com um bom clima onde você está, pode haver um clima ruim no seu destino ou em qualquer outro local no caminho, ou mesmo num aeroporto totalmente diferente de onde vinha o avião. E se o seu voo foi cancelado por motivos mecânicos, agradeça por o terem descoberto agora, em vez de descobrirem quando estão a 10 mil km de altitude.

Entre na fila imediatamente para resolver outras soluções. Isso não significa que você tenha que ficar fisicamente na fila do portão – você também pode telefonar. Provavelmente, há apenas um ou dois agentes no portão ajudando 100 pessoas que precisam fazer planos alternativos, mas, pelo contrário, pode haver centenas de agentes telefónicos que precisam apenas ajudar 1 ou 2 clientes. Ligue para o número de emergência da companhia aérea em causa.

Seja flexível com alternativas. Esperar pelo próximo voo disponível geralmente não é a única opção. Talvez você possa conectar-se através de uma cidade diferente para chegar em casa se o clima no seu aeroporto for o problema. Talvez você possa mudar para uma companhia aérea parceira. Talvez você possa voar de um aeroporto totalmente diferente (por exemplo, o aeroporto do Porto em vez do aeroporto de Lisboa) para ainda chegar ao seu destino num período de tempo razoável.

É meia-noite e está muito barulho para dormir!

Hotéis com paredes finas como papel são bastante irritantes, mas quando você tem vizinhos indisciplinados, pode ser um pesadelo. Uma boa noite de descanso é importante se você tiver uma reunião de negócios na manhã seguinte ou se estiver simplesmente de férias para relaxar.

Se já é tarde e você está acomodado na cama, a última coisa que você quer fazer é arrumar as malas e mudar para um novo quarto. Portanto, use o bom senso. Se o seu vizinho estiver no meio de uma chamada barulhenta, espere 15 minutos e o problema poderá se resolver. Se for um problema maior, ligue para a recepção antes que piore.

Embora você possa sentir-se tentado a bater educadamente e pedir que um vizinho se acalme (eles podem nem perceber como o som é transmitido e sentirem-se felizes em obedecer), ligar para a recepção estabelece um registro desde o início, caso o problema melhore. Além disso, é mais provável que o seu vizinho ouça um membro do hotel que tenha mais autoridade em assuntos como este.

Se o barulho continuar, solicite outro quarto. Se o hotel não estiver cheio, você provavelmente poderá ser movido. Isso é inconveniente? Sim. Vale a pena ter uma melhor noite de descanso? Provavelmente. Se o hotel estiver cheio, pergunte novamente pela manhã, pois alguns convidados fazem o check-out e assim pode ser você possa ter um quarto silencioso no resto da sua estadia.

Você nunca deve esperar até o check-out para que informar o hotel sobre o problema (não há nada que eles possam fazer para garantir uma estadia confortável nesse momento). No entanto, no final da sua estadia, você pode solicitar o livro de comentários. Esperamos que você possa elogiar um membro da equipa pela sua ajuda na solução da situação, mas, no pior dos casos, isso garante que a gerência estará ciente do problema.

Está a chover!

Às vezes, o azar acerta em cheio e não há ninguém a quem reclamar! Aqui está, você reservou férias esperando passar dias gloriosos em passeios no exterior – mas em vez disso, está a chover! Antes de tudo, lembre-se de que, embora a situação não seja ideal, o clima é uma condição temporária. Os seus planos podem estar estragados naquele momento, mas, pelo que você sabe, até pode parar dentro de uma hora.

A melhor dica aqui é simplesmente ser flexível e considerar alternativas:

Faça malabarismos com os seus planos. Se você estava pensando em passar o dia fora em caminhadas pela cidade, mas no dia seguinte iria visitar um museu, simplesmente mude os planos para acompanhar a realidade.

Faça uma viagem de um dia. Pode estar a chover onde você está, mas a 1 hora de distância o tempo pode ser perfeito.

Coma! A comida pode ser uma das impressões mais duradouras de uma cultura, e reservar um tempo para uma verdadeira experiência gastronómica é uma ótima maneira de passar o tempo com os seus companheiros de viagem.

Veja um espectáculo. Ser espectador num evento pode ser uma maneira muito divertida de passar a tarde, independentemente de você escolher artes cénicas ou um evento desportivo num recinto fechado. Peça ideias ao concierge do hotel.

Aproveite para dormir. Se você estiver bem descansado hoje, amanhã pode começar a correr e recuperar o tempo perdido.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *