Home / Ciência e Tecnologia /

México, Dicaprio e Carlos Slim unidos para proteger espécie Vaquita

vaquita

México, Dicaprio e Carlos Slim unidos para proteger espécie Vaquita

 

O governo do México, o magnata mexicano Carlos Slim e o ator norte-americano Leonardo DiCaprio revelaram em junho de 2017 um plano conjunto para proteger uma pequena toninha conhecida como Vaquita, uma espécie que habita o Golfo da Califórnia e que se tornou um símbolo contundente das espécies animais em grave risco de extinção.

As populações de toninhas conhecidas como vaquita diminuíram muito devido à pesca de arrasto de camarão e totoaba, uma iguaria popular na Ásia, despertando clamores crescentes por uma ação.

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, encontrou-se com DiCaprio e Slim na sua residência oficial, na Cidade do México, para assinar um memorando de entendimento em que se compromete a preservar a vida marinha no Golfo da Califórnia, incluindo a vaquita.

Vaquita: qual o estado atual desta espécie?

Atualmente há menos de 30 vaquitas na natureza, informaram as fundações de Slim e DiCaprio num comunicado oficial acerca deste acordo. Este plano para salvar a toninha chega menos de um mês depois do astro de Hollywood ter pedido aos seus fãs nas redes sociais para pedirem a Peña Nieto a salvar a vaquita, o que levou o presidente a usar o Twitter para garantir ao ator que o México está a fazer de tudo para proteger a espécie.

TripAdvisor
 

Segundo o memorando, os signatários comprometeram-se a tornar permanente uma proibição temporária de pesca de arrasto nas águas que dão abrigo à vaquita e a intensificar os esforços para combater o uso de redes de arrasto ilegais, além de processar a pesca ilegal e a coleta de totoaba.

O plano ainda inclui o compromisso de proibir a pesca noturna na parte superior do Golfo da Califórnia e na área reservada à vaquita, além de fazer vigorar o acesso limitado e os pontos de saída para a pesca na região, entre outras medidas. No último mês, 200 mil pessoas assinaram a petição encaminhada por DiCaprio a Peña Nieto para salvar a vaquita, informou a entidade World Wildlife Fund.

A vaquita é uma espécie rara de golfinho. O número estimado de indivíduos caiu abaixo de 100, em 2014, de acordo a organização Avaaz o número estimado em 2017 é de aproximadamente 30, colocando-a em perigo iminente de extinção. A espécie é distinguível pelos anéis escuros em torno dos olhos, manchas nos seus lábios, e uma linha que se estende a partir de suas barbatanas dorsais para a boca.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *