Home / América do Sul /

Tudo sobre Machu Picchu, uma das Maravilhas da América Latina

Tudo sobre Machu Picchu, uma das Maravilhas da América Latina

 

 

Machu Picchu é um dos lugares mais emblemáticos do mundo e que provavelmente mesmo quem nunca viajou já viu no mínimo fotos deste lugar. Como principal atração turística do Peru existem muitos turistas que viajam para este país já com o objetivo principal de visitar esta beldade histórica.

Curiosamente estas ruínas apenas foram descobertas em 1911, muito tempo depois das invasões espanholas, e isto acontece porque a zona é bastante remota e isolada de tudo.

O que é Machu Picchu?

De forma resumida, este é um santuário Inca criado no séc XV, durante o período de governação do imperador Pachacuti. Está situado no topo de uma montanha a aproximadamente 2500 metros acima do nível do mar, mas se pensa que é apenas um templo desengane-se.

Uma aldeia inteira envolve este santuário e que surpreende a capacidade técnica dos incas de construir algo tão organizado e funcional (ruas definidas, linhas de água, etc..) no tempo em que foi.

Machu Picchu atualmente

Nos dias de hoje já muito foi recuperado em Machu Picchu, permanecendo apenas cerca de 30% da construção original (nota-se o que é reconstruído porque são geralmente muros constituídos por pedras mais pequenas e mais organizadas).

No ano de 1981 foi considerado património mundial pela UNESCO e em 2007 como uma das 7 Maravilhas do Mundo pela Internet.

Dicas para os Viajantes de Machu Picchu

Caso seja um dos sortudos que têm a possibilidade de ir numas férias visitar este monumento magnífico nós temos algumas dicas para si. Confira:

Alojamento para visitar Machu Picchu

Sendo esta uma região turística que recebe muitos milhares de turistas anualmente, o que não falta são lugares para ficar hospedado. Relativamente ao lugar no geral, recomendo que escolha a cidade de Cusco, sendo esta a principal cidade que fica mais perto de Machu Picchu e na qual existem já mais acessos preparados.

Quanto ao alojamento em específico, como dissemos existem muitos, uns mais baratos e outros mais caros.

As pousadas, mesmo as mais baratas, têm qualidade suficiente para você passar lá a noite e assim ainda conseguir poupar algum dinheiro para comprar umas lembranças.

 

Preparação da viagem para Machu Picchu

Machu Picchu fica a cerca de 2500 metros de altitude como já foi mencionado e em lugares tão altos como este a sua condição física desgasta-se muito mais rápido porque o ar é rarefeito. Por isso tenha a certeza de antes de fazer a subida de beber uma bebida quente, comer algo bastante calórico, etc… para assim ter energia extra para enfrentar estas adversidades da natureza.

TripAdvisor
 

Também recomendo que leve comida consigo, nem que seja apenas um lanche leve porque a comida no lugar como deve imaginar é bem mais cara para se aproveitarem dos turistas.

 

Transporte para Machu Picchu

Aqui é onde provavelmente vai acabar por gastar mais dinheiro. Dentro da cidade, nos táxis, os preços são muito variáveis e não existe uma métrica realmente definida. Tendo isto em mente, se o taxista lhe pedir muito dinheiro pela volta na sua opinião, tente negociar porque provavelmente ele já aumentou por você ser um turista.

Quanto ao caminho até ao topo do monte onde está Machu Picchu, existem duas formas de o fazer: Comboio / Trem ou a pé.

As viagens de comboio / trem são as que recomendamos, tanto pela rapidez como pelo conforto da viagem. Estas devem ser reservadas com antecedência porque caso reserve uma de ida e volta deverá custar em volta de 150$ mas se for em cima da hora o preço pode duplicar.

Caso decida ir a pé também o poderá fazer, mas é uma aventura totalmente diferente, a qual normalmente leva vários dias para ser feita e tem de ter uma autorização especial para a poder fazer.

 

 

Outras coisas para fazer no Peru

Peru tem muito mais para oferecer que apenas Machu Picchu apesar de muitos turistas não o saberem.

Por isso aproveite enquanto estiver no Peru para conhecer mais pontos e atrações turísticas que certamente irá dar ainda mais valor a toda a experiência.

E então, ficou cheio de vontade de descobrir esta maravilha Inca?

Deixe nos comentários abaixo o que achou deste lugar e alguma opinião ou sugestão com que tenha ficado após ler o artigo.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *