Home / Ciência e Tecnologia /

Project Loon, a rede de balões do Google para disseminar a Internet

Project Loon, a rede de balões do Google para disseminar a Internet

WePlann

Ao entrarmos na página do Project Loon, deparamo-nos logo com a seguinte mensagem: “Muitos de nós imaginam a Internet como uma comunidade global. Mas dois terços da população mundial não têm acesso à Internet.”

Em resposta a este problema, o que é que a Google resolveu fazer? Ligar o mundo inteiro e fazer chegar a Internet onde ela ainda não existe. O sistema que desenvolveu para tornar este sonho possível parece inacreditável mas é verdade: uma rede de balões a distribuir o sinal pelas áreas subdesenvolvidas.

Sameera Ponda, a engenheira aeroespacial do Google, explicou na apresentação do projeto que a vida das pessoas pode mudar com o acesso à Internet. Nós, que estamos habituados a navegar na Internet desde que acordamos até regressarmos à cama, mal nos apercebemos de que ainda existem muitos utilizadores para quem o conceito de estar ligado a uma rede global não existe.

A frota de balões do Google flutua na estratosfera, a 20 mil metros de altura, o dobro da altura a que os aviões voam. Desta forma, conseguem fazer chegar sinal aos locais de difícil acesso, onde a Internet é praticamente inacessível. Os balões foram escolhidos porque são mais baratos.

Os balões situados a maior altitude recebem os sinais dos emissores que são depois retransmitidos para as zonas mais remotas.

O Project Loon começou em Junho de 2013 com uma primeira fase experimentar na Nova Zelândia. Os resultados foram posteriormente analisados e usados para melhorar a tecnologia desta estrutura inovadora. O projeto está neste momento a ser testado no Brasil.

Project Loon: As características do balão

Cada balão do Project Loon tem 15 metros de diâmetro e é feito de polietileno, um material que resiste a temperaturas de -50 C e às radiações solares.

Uma vez que se encontra a grandes altitudes, os engenheiros que criaram o balão perceberam que podiam usar as condições do meio em seu favor: o que fizeram? Arranjaram uma forma de o balão mudar de posição usando as correntes estáveis de ar na atmosfera.

O sinal de Internet é emitido pelo equipamento electrónico que está numa caixa com 30×60 centímetros. Este equipamento dispõe de painéis solares que fornecem energia a todos os dispositivos, incluindo um computador que controla a altitude e 75 sensores que transmitem dados de localização e temperatura.

TripAdvisor
 

 

NOTA: Este artigo foi publicado originalmente no Blog Estratégia Digital com o título Project Loon: Balões que levam a Internet a todo o mundo

 

LEIA AGORA MAIS ARTIGOS INTERESSANTES SOBRE O GOOGLE DENTRO DO NOSSO BLOG ESTRATÉGIA DIGITAL:

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

Parisa Tabriz, a princesa hacker que defende o Google

Quer trabalhar na Google? Prepare-se para perguntas mirabolantes

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *