Home / Curiosidades /

Quando o azar acontece: 3 infortúnios comuns em viagens

Quando o azar acontece: 3 infortúnios comuns em viagens

A má sorte, o azar (ou o que você quiser chamar) não se limita apenas aos dias de sexta-feira 13. Na verdade, dias de azar podem acontecer com qualquer pessoa e, quando surgem problemas durante uma viagem, podem inclusivamente estragar as férias.

Mas… respire fundo e não deixe que isso estrague o seu dia. Neste artigo exploramos 3 infortúnios comuns de viagem e como os contornar. Não se esqueça que, além dos dias de azar, também é verdade que existem dias de sorte na Vida!

Perder o cartão de memória com as fotos e filmes de viagens

Qualquer viajante que se preze gosta de tirar fotografias e filmar os locais onde passa. Aliás, existem pessoas para quem a viagem não seria a mesma se não fosse possível estar constantemente a registar de alguma maneira tudo o que está a ver. Basta observar com atenção os turistas em redor dos monumentos e pontos de interesse em cidades como Paris, Nova Iorque ou Londres, ou como se comportam nas principais excursões turísticas em redor de todo o Mundo, para entender como isso é um facto indesmentível.

O problema é quando no final da viagem você descobre que afinal tudo aquilo que fotografou ou filmou e que devia estar num cartão de memória desapareceu. Pois é, você não seria o primeiro a quem isso acontece e por isso mesmo recomendamos que tenha muito cuidado com o cartão de memória que usou durante as férias.

Acontece por vezes que ele se extravie durante a viagem, mas também é comum que depois do regresso a casa você não tenha o cuidado de passar imediatamente para um computador ou disco rígido aquilo que tanto gosto lhe deu fotografar ou filmar nas férias. E depois, se por um acaso, o cartão de memória desaparece ou fica danificado então o azar é trágico.

(Já agora não perca também o nosso post sobre fotografias de férias que correram mal).

Ser roubado durante a viagem

Quando viajamos, sobretudo para sítios muito movimentados, uma das maiores preocupações é o facto de podermos ser roubados. Ou seja, como turistas estamos constantemente expostos aos ladrões locais. Uma das razões pela qual isso acontece é porque é bastante comum os turistas exibirem jóias, máquinas de filmar ou mesmo dinheiro de uma maneira pouco recomendada.

Claro que existe esse perigo em qualquer local, mesmo no dia a dia da nossa cidade, mas digamos que a concentração de uma grande massa de pessoas nos pontos turísticos aumenta as hipóteses dos ladrões conseguirem aproveitar momentos de descontracção e assim lucrarem de maneira fácil.

Também nos hotéis isso acontece, por isso mesmo existem sempre cofres nos quartos que você deve utilizar para colocar lá dentro todos os seus principais objectos de valor, assim como os passaportes e cartões de crédito, já que muitos dos roubos que acontecem em viagens são realizados precisamente nos quartos de hotel.

Quando viajar para qualquer local informe-se primeiro sobre os cuidados que deve ter. Evite por exemplo andar com adereços caros, como pulseiras e brincos, e apenas utilize as máquinas de fotografia ou de filmar na altura certa. Se por acaso for roubado durante a viagem, convém contactar imediatamente as autoridades locais, transmitindo tudo o que sabe e deixando todos os seus contactos.

Perder a excursão de sonho por causa de um furacão

Se você alguma vez visitou as Caraíbas durante os meses de Junho, Julho ou Agosto sabe que existe a forte possibilidade da Mãe Natureza lhe pregar uma partida. Sim, existem cenários, praias e locais deslumbrantes em países como Cuba, Jamaica e República Dominicana. O mais provável é você viver umas férias de sonho em qualquer um destes destinos maravilhosos. Só que a época alta dos furacões nessas ilhas também acontece nos meses do ano mais requisitados pelos turistas. Por isso, o azar pode mesmo acontecer.

E pouco você pode fazer nessa altura. Imagine que você está na Jamaica no início da sua semana de férias numa segunda-feira, na zona de Negril e o resort é sensacional e tudo corre bem. Só que, além de aproveitar o calor e a praia, você também tem o desejo que conhecer a capital Kingston, onde apenas pode fazer excursões ao sábado.

Pode acontecer que entretanto surja um furacão a meio da semana que coincida exactamente com o sábado da excursão. E assim você ficará impossibilitado de realizar a sua ideia sensacional de visitar a capital jamaicana e conhecer, por exemplo, os estúdios onde Bob Marley gravou discos emblemáticos. Este cenário já me aconteceu por isso mesmo estou a descrevê-lo!

Por isso nunca se esqueça de antes de viajar para as Caraíbas consultar o mapa de previsões de furacões ou outras intempéries comuns nessa zona, de maneira que consiga planear a sua estadia com o máximo de rendimento possível.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *