Home / Natureza /

Portugueses procuram cada vez mais a Natureza em Portugal

natureza em portugal

Portugueses procuram cada vez mais a Natureza em Portugal

 

O turismo em Portugal tem beneficiado de um fenómeno muito interessante na última década. Com um aumento exponencial da afluência de turistas a visitar o país, muitos setores e regiões têm sido beneficiados por esta atividade. Surpreendentemente, se pensávamos que a maior parte dos turistas fazia as malas para ir direto para a costa algarvia, podemos agora mesmo dizer que esta é uma tendência se tem vindo a inverter à medida que os turistas começam a olhar para as regiões interiores e mais remotas do país… principalmente os turistas portugueses!

De acordo com um estudo divulgado recentemente pelo motor de pesquisa de viagens Trivago, existem 10 destinos em ascensão no que toca a Portugal e oito desses destinos têm algo em comum: a natureza. Há cada vez mais turistas portugueses a deslocarem-se a áreas no interior do país para entrarem em contacto com as suas paisagens verdes, ambientes rurais e se envolverem em práticas de turismo rural.

Segundo a Trivago, os destinos próximos da natureza em Portugal conseguiram arrecadar cerca de quatro milhões de pesquisas entre janeiro de 2015 e janeiro de 2017, um volume considerável para o tipo de destinos que são e que surge portanto como indicador a validar a ascensão de tais destinos.

Ao longo deste artigo fazemos uma breve visita a cada um dos 10 destinos próximos da Natureza em Portugal e que mais visitas têm recebido por parte dos turistas portugueses.

Portugueses procuram cada vez mais a Natureza em Portugal

1 – Ferreira do Zêzere

Não é difícil perceber porque razões Ferreira do Zêzere foi o destino que mais cresceu entre as pesquisas dos portugueses. A beleza dos seus vales e o encanto do Lago Azul tornaram a vila num ponto de referência do turismo nacional. As paisagens sobre a vila de Dornes e a albufeira de Castelo de Bode são vistas deslumbrantes que os turistas gostam de apreciar e capturar com as suas máquinas fotográficas. Se procurar experiências, para além das típicas visitas turísticas, é também possível fazer percursos pedestres, observação da natureza, passeios de barco, geocaching e wakeboard.

2 – Abrantes

Reunindo oferta para todos os gostos e idades, a cidade de proporciona incrível beleza arquitetónica com o centro histórico, no qual é possível visitar o Castelo e o seu jardim. Não se esqueça também de passar por um dos miradouros da cidade de forma a apreciar a vista privilegiada sobre o Tejo ou, se preferir, sobre a albufeira de Castelo de Bode. Para apreciar arte e cultura, existem inúmeros museus de portas abertas para o receber, como o ParqueTEJO e o Quartel – Galeria Municipal de Arte.

3 – Arcos de Valdevez

É bem no Norte que se encontra Arcos de Valdevez e os olhos de muitos portugueses a fazer as suas pesquisas. Arcos de Valdevez localiza-se no complexo montanhoso do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é, dos 10 destinos emergentes, o que fica mais a Norte. Aproveite para passear nas margens do Vez e desfrutar da beleza da arquitetura da vila. Aqui não falta nada: desde castelos, igrejas e pontes. Faça uma paragem obrigatória no Santuário da Nossa Senhora da Peneda.

4 – Porto de Mós

Para quem procura pura comunhão com a natureza, Porto de Mós não desiludirá. Localizado em Leiria e muito perto de Alcobaça, o concelho de Porto de Mós é conhecido pela sua beleza natural. As grutas de Mira de Aire são a maior referência local, mas há muito mais a descobrir. A Fórnea – um espaço forma de anfiteatro, que permite observar fósseis de amonites e rosas albardeiras -, o Moinho de Alqueidão da Serra, o Miradouro Jurássico e o Castelo são algumas das nossas sugestões.

5 – Mirandela

 

Ouvimos falar me Mirandela e é logo das alheiras que nos lembramos! Famosa pela sua gastronomia, Mirandela recebe-o com a sua cozinha rica, património cultural e natural ímpares, passeios, festas e romarias. Não perca as Festas em honra de Nossa Senhora do Amparo (que acontecem no final de Julho), uma visita à zona antiga da cidade e um saltinho ao Castelo de Mirandela.

6 – Vila Verde

Artesanato? Bem, é isso que pode encontrar em Vila Verde, entre muitos mais, claro. Vila Verde é uma paragem obrigatória para quem quer descobrir mais sobre o artesanato português. Os famosos Lenços dos Namorados são o principal símbolo do concelho, mas os artigos em linho, a tecelagem em trapos, as miniaturas e brinquedos em madeira, os instrumentos musicais, a olaria e a cerâmica também fazem parte da cultura local.

7 – Vila Nova de Foz Côa

Vila Nova de Foz Côa é conhecida pela sua pré-história, uma vez que conta com o mais famoso conjunto de gravuras rupestres em Portugal. No entanto, este não é o único motivo para visitar o município. Incluída na região do Alto Douro Vinhateiro, considerado Património da Humanidade pela UNESCO, Vila Nova de Foz Côa oferece uma vista deslumbrante sobre o Douro. Aproveite para fazer uma caminhada e visitar pelo menos um dos oito miradouros. É de cortar a respiração.

8 – Golegã

Golegã é um destino perfeito para os amantes da natureza. Considerada Reserva da Biosfera pela UNESCO, esta zona é conhecida pelas deslumbrantes paisagens, dominadas por salgueiros e plantas aquáticas, assim como pela presença de diversas espécies animais. Conhecida também pela sua paixão por cavalos, Golegã é uma região onde o cavalo está profundamente enraizado. Em novembro poderá galopar até à Feira Nacional do Cavalo, mas se visita Golegã noutra altura do ano há várias quintas para explorar e deixar-se inspirar.

9 – Alcobaça

Quando se fala em Alcobaça é possível que as primeiras imagens que lhe venham à cabeça correspondam ao belíssimo Mosteiro de Alcobaça e à Batalha de Aljubarrota. Mas Alcobaça é muito mais do que isso. O castelo, vários palacetes, o Museu do Vinho e o Museu da Faiança, bem como a Mata Nacional do Vimeiro e a Serra d’Aire e Candeeiros são só alguns dos incríveis locais que poderá visitar. Se passear não é o seu forte, pode também optar por passar as férias numa das nove praias do concelho.

10 – Sertã

E, por fim, é até Castelo Branco que vamos, mais precisamente até à Sertã, aquela que se assume como sendo uma encantadora vila portuguesa, com pouco mais de 5 mil habitantes. Banhada pela Ribeira da Sertã e pela Ribeira do Amioso, Sertã localiza-se num vale xistoso,  rodeado por uma ampla área florestal. Para os fãs de atividades culturais, é possível encontrar vestígios de arte rupestre, descobrir o Castelo da Sertã e explorar diversas igrejas, capelas e pontes que caraterizam o concelho. Para aproveitar ao máximo o contacto com a natureza intacta, podem optar por relaxar numa das quatro praias fluviais da Sertã ou descobrir as paisagens de cortar a respiração.

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *