Home / Curiosidades /

Venha fazer uma visita virtual aos melhores Museus do Mundo!

Venha fazer uma visita virtual aos melhores Museus do Mundo!

Nessa época de isolamento compulsório, nada melhor do que planejar uma viagem. Sonhar nunca é demais e, como diria Walt Disney, “Se você pode sonhar, você pode realizar”.

E tudo começa quando sonhamos uma viagem, ao nos imaginar nos lugares, nos sabores e paisagens já estamos a bem dizer, realizando uma etapa desse sonho – Viajar!

Uma viagem requer planejamento e todo planejamento consiste em selecionar os melhores lugares para visitar.

Nessa viagem virtual você conhecerá os melhores museus do mundo – verdadeiros tesouros da cultura mundial. Nessas visitas, totalmente gratuitas, você poderá conhecer com detalhes algumas das obras artísticas mais representativas, seus autores e o detalhamento de cada obra.

Visite alguns dos melhores Museus do Mundo

 

Londres

Em Londres, o Museu Britânico de Londres tem uma ampla exposição de seu acervo, com mais de 20 salas. Através de seu software interativo os usuários podem visualizar as coleções, baseados em tópicos, como arte ou região, como Europa. Um diferencial é que as exposições possuem comentários em áudio as quais os usuários podem ouvir e obter informações adicionais.

 

Holanda

O Museu Casa de Anne Frank, em Amsterdam está organizado no anexo secreto onde Anne Frank e sua família se esconderam durante a ocupação nazista. Esse símbolo de resistência judia ganha vida em formato digital. O Museu permite diversos tipos de interatividade, tanto através da visita virtual comum a smartphones e notebooks como através da realidade virtual, baixado gratuitamente na loja Oculus e poderá se sentir lá. 

Ainda em Amsterdam, o visitante não deve deixar de procurar a incrível Museumpleim, em bom holandês, a Praça dos Museus. Nessa praça se encontram, além do incrível letreiro I Amsterdam, os três maiores museus de arte da Holanda: o Rijksmuseum o maior museu nacional da Holanda, com mais de um milhão de objetos dedicados às artes, artesanato e história da Holanda, desde a Idade Média ao século XXI. Você pode navegar em todo o Rijksmuseum no Street View e ainda levar horas. Não deixe de conferir a criatividade do “Rijksstudio”, o recurso on-line no site do Rijksmuseum.

O Museu Van Gogh por sua vez aproxima os visitantes virtuais, num convite à arte tanto para crianças pequenas quanto para adultos curiosos e obstinados amantes da arte. O museu abriga a maior coleção de pinturas de Vincent Van Gogh no mundo. Acompanhe o desenvolvimento do artista ao longo do tempo e compare suas pinturas com obras de outros artistas da época de Van Gogh.

 

Estados Unidos da América

Metropolitan Opera de Nova York está exibindo “Nightly Met Opera Streams” – performances filmadas de sua série “Live in HD”. As óperas começam às 19:30 EST e permanecem online por 20 horas. A série começou em 16 de março.

Guggenheim de Nova York tem grande parte de sua coleção on-line, com imagens de alta resolução da arte e informações sobre as obras e artistas. 

Para entreter educativamente as crianças, o Boston Children’s Museum faz um tour virtual por suas instalações. 

Quem ama ciências e tecnologia vai adorar o Kennedy Center, localizado em Washington, DC, possui uma biblioteca digital repleta de clipes de apresentações de teatro, dança e música, além de apresentações completas. 

Já a National Gallery of Art, está fisicamente instalada em Washington, DC e é o principal museu de arte dos Estados Unidos, com um acervo constituído de mais de 42.000 obras de arte on-line e duas “exposições” especiais: “Vermeer e os Mestres da Pintura de Gênero”, da exposição de 2018 da galeria, concentra-se no sempre popular mestre holandês do século XVII Johannes Vermeer.

 

França

Você já deve ter ouvido falar no precioso Palácio de Versalhes, não é mesmo? Dê um passeio na Sala de Espelhos e passeie pelos entre seus vastos corredores, enfim, conheça o lar da rainha Maria Antonieta e Luis XV! Coloque tudo em perspectiva com um tour virtual pelo Palácio de Versalhes. Será como ter um palácio só para você!

Já o Museu de Orsay é especializado na arte francesa de 1848 a 1914 e você conhece-lo através do Musee d’Orsay no Google Street View. Simplesmente grandes obras de arte reunidas, entre impressionistas e pós-impressionistas como Cézanne, Monet, Manet, Degas, Renoir, Seurat, Sisley, Gauguin e Van Gogh. Fisicamente, o museu está situado numa antiga estação ferroviária e o passeio virtual oferece uma incrível sensação de espaço que você quase consegue imaginar como deve ser a acústica do edifício.

Como sabemos, o Museu do Louvre foi um dos primeiros museus a receber manchetes internacionais sobre seu fechamento devido ao coronavírus. Este é o maior e mais reconhecido museu de arte do mundo. Seu vizinho Jardim das Tulleries e Cour-Carrée também permanecem fechados.

Felizmente, você pode conhecer seu interior através de uma visita virtual, um conjunto elaborado de recursos on-line, de informações detalhadas sobre obras de arte e artefatos, atividades divertidas de aprendizado para crianças e, é claro, muita informação educativa. Considerando que o museu ocupa 60.600 metros quadrados, a versão on-line não é nem o começo e você se sentirá feliz em conhecer virtualmente antes de ir lá.

 

Itália

O Museu Uffizi é o berço do Renascimento, o lar do museu de arte mais visitado da Itália. A proeminente família Medici deu sua coleção de arte à cidade de Florença como um presente no século XVI e até hoje continua a se especializar na pintura renascentista. 

Obras preciosas de Giotto, Michelangelo, Rafael, Donatello, Leonardo da Vinci, Boticelli, Caravaggio, Albrecht Durer e Rembrandt estão presentes para serem admirados através do Google Arts & Culture do Museu Uffizi.

Os Museus do Vaticano têm algumas das coleções mais famosas do mundo, e seria impossível ver todos os tesouros com uma única visita. Por essa razão, o Vaticano desenvolveu um guia on-line detalhado das coleções, que inclui passeios em 360 graus e vídeos de muitas das salas mais famosas e várias alas. 

Já em Roma, o Ara Pacis é um daqueles museus fabulosos, tanto por causa de seu fantástico edifício moderno que abriga um único arco antigo quanto por todos os cantos icônicos do museu.

Proteja sua família, #fiqueemcasa e viva mais histórias quando a pandemia do coronavírus Covid-19 passar! #tudopassa

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *