Home / Marketing de Turismo /

10 Dicas de Marketing para Agências de Viagens: dinamize a estratégia!

10 Dicas de Marketing para Agências de Viagens: dinamize a estratégia!

Se você possui uma agência de viagens e não como usar a Internet para crescer então este artigo pode ser uma boa ajuda! Leia agora as nossas 10 dicas de marketing para agências de viagens para impulsionar os resultados do seu negócio e proporcionar boas experiências aos seus clientes.

As agências de viagens existem por uma razão muito simples: garantir a todos os turistas uma maneira fácil, eficaz e segura para concretizar os seus desejos de conhecer outros lugares, fazer férias ou simplesmente relaxar. Mas a verdade é que este é um mercado extremamente competitivo, portanto todos os envolvidos neste tipo de negócio sabem que é difícil atrair e, sobretudo, conseguir vender perante tanta concorrência.

É neste contexto que o marketing desenvolvido por uma agência de viagens é extremamente importante. Sem marketing, estratégia e capacidade de comunicação qualquer negócio está condenado à falência. Assim, consideramos premente juntar dicas para agências de viagens rentabilizarem cada vez mais o seu empenho, vontade e dedicação, recorrendo a técnicas de marketing de qualidade.

Confira em baixo as nossas 10 dicas de Marketing para Agências de Viagens prosperarem e desenvolverem cada vez mais a sua marca.

Lista com 10 dicas de Marketing para Agências de Viagens

1 – Saiba identificar os problemas das suas Personas

No marketing a Persona é uma personagem representativa, ou várias personagens, dos seus potenciais compradores. A sua clara identificação permite entender quais são os desejos e dores, sendo por isso essencial para você garantir que cria uma oferta que representa a melhor solução para o seu público-alvo.

Com recurso ao estudo do mercado entenda quem são as suas personas e entenda como elas agem e optam para assim criar os melhores conteúdos que vão ao seu encontro.

2 – Crie um site eficaz com foco em conversão

Obviamente que nos tempos atuais descurar a sua presença online é um erro grave. A grande maioria dos turistas utiliza a Internet para pesquisar antes de optar pela sua próxima viagem, sendo por isso mesmo essencial utilizar os meios digitais para aumentar o seu potencial. Ou seja, se não tiver um bom website a sua agência de viagens já estará em desvantagem. E como é natural o website deve representar a identidade da sua marca com eficácia, qualidade e profissionalismo.

Dito isto, realçamos que é essencial que ele comunique os valores da sua agência, apresentar as suas ofertas e ainda garantir uma boa experiência digital para o seu potencial cliente. Para isso acontecer não deve descurar o Design, a Responsividade e, sobretudo, a capacidade de Conversão.

Este último elemento é muito importante, pois a conversão representa qualquer tipo de ação que o utilizador realiza no seu website e que o levará em direção à compra do seu produto ou serviço. Por exemplo, para otimizar a conversão será necessário inserir chamadas para ação (CTAs), como botões na barra superior e ao lado de cada oferta, mas sem exagerar.

3 – Crie e mantenha um bom blog de viagens

Outra das dicas essenciais para aproveitar as vantagens da Internet baseia-se na criação de um blog de viagens, que tem como missão ser uma espécie de revista digital, onde a sua agência irá proporcionar com conteúdo de qualidade informações, dicas, curiosidades e outro tipo de informações sobre os destinos que existem no seu catálogo.

A ideia é criar um blog com muitos conteúdos de valor, exclusivo e relevante para atrair visitantes que pesquisam sobre os locais que você promove. De modo simples, o blog serve para atrair, encantar, educar e ajudar os visitantes do mesmo, que depois podem ser orientados para ofertas relevantes no website da sua agência de viagens.

Mas atenção: não basta criar um blog, inserir conteúdos uma ou duas vezes e depois descurar esse meio. Dessa forma, nunca irá ter sucesso! Manter o blog actualizado é fundamental.

4 – Gere conteúdos interessantes para a Internet

Já referimos que a grande maioria das pessoas pesquisa informações sobre viagens na Internet. Mesmo quando ainda não sabem para onde querem ir, os turistas fazem vários tipos de pesquisas relacionadas que podem ser usadas a favor da sua agência de viagens. Quanto custa uma viagem para Portugal? Onde comer em Paris? Como visitar a Patagónia Chilena?

Se você criar conteúdos online que respondam a estas perguntas, então será um factor de atracção sobre os seus produtos e serviços. Você pode criar conteúdos e distribuí-los por muitos meios de comunicação; o website, o blog, mas também as redes sociais. No marketing esta técnica chama-se marketing de conteúdo e gera um relacionamento de confiança com os potenciais consumidores, potencializando as vendas.

5 – Utilize as promoções como fonte de atração

As promoções são sempre um grande factor de atracção seja qual for a área de negócio. Mas no sector do turismo têm ainda um acréscimo de importância, como maneira de distinguir a sua oferta da sua concorrência.

Se optar por criar pacotes de viagem alternativos com preços vantajosos, proporcionando, por exemplo, formas diversificadas de pagamento ou a oportunidade de usufruir de serviços extra em datas estratégicas, como em épocas baixas ou datas comemorativas, irá certamente atrair mais clientes.

Além disso, esta estratégia tem sempre a vantagem do potencial comprador interessar-se pela sua agência de viagens e mesmo que não concretize a compra da sua promoção ficar a conhecer a sua existência e explorar o seu catálogo completo posteriormente.

6 – Aposte num excelente cartão de visitas

Apesar da maior parte destas dicas centrarem-se na Internet na verdade nenhuma estratégia de marketing fica completa sem a vertente tradicional. E ao contrário do que a maioria das pessoas pensa os cartões de visita ainda são uma das ferramentas mais eficazes para comunicar e, sobretudo, fidelizar o seu público.

Assim, não subestime os cartões de visita da sua agência de viagens e dos seus colaboradores, pois em certos momentos podem ser muito úteis, como por exemplo em feiras do sector, ou simplesmente para dar a potenciais clientes que entram na sua loja física e apenas querem fazer prospecção para viagens futuras.

Um excelente recurso para fazer cartões de visita atraentes e eficazes é a ferramenta online Adobe Spark, cujo serviço Spark Post permite criar cartão de visita rapidamente, mesmo sem conhecimentos de design. O Adobe Spark pode ser utilizado como um gerador de cartões de visita personalizados, conferindo profissionalismo ao seu negócio através de um sistema de design fácil de usar. Você pode escolher todos os detalhes do design do seu cartão, criando algo único, atraente e memorável para a sua marca oferecer aos clientes atuais e futuros.

7 – Utilize as redes sociais

Sem dúvida que as redes sociais hoje desempenham um papel fundamental nas estratégias de marketing. Por isso, criar contas nas principais redes sociais é uma excelente maneira de marcar a sua presença na Internet. Contudo, você deve estudar antes em quais redes sociais está presente o público-alvo da sua agência de viagens e avaliar também qual será a sua capacidade para abastecer determinada rede social.

Por exemplo, a sua agência conseguirá fazer bons vídeos? Então pode apostar no YouTube. Mas se não for uma capacidade ao seu alcance, então o melhor é nem fazer conta nessa rede social. Para algumas agências de viagens fará mais sentido apostar no Facebook e Twitter, outras irão beneficiar mais da presença apenas no Instagram ou Pinterest, enquanto outras ainda vão conseguir gerar bons conteúdos para todas as redes referidas.

Outro factor importante que deve levar em conta na hora de criar conta numa rede social é que a partir do momento que existe e atraia seguidores ela irá servir como canal de atendimento, permitindo um contato mais próximo entre a sua marca e os consumidores.

8 – Aposte no E-mail Marketing

Outra ideia errada que muitas pessoas têm é que o E-mail Marketing já caiu em desuso e pode ser negativo até. Na verdade, essa noção está bastante errada: 92% dos adultos que navegam online utilizam o e-mail todos os dias. E está provado que entre todos os canais digitais disponíveis, o e-mail marketing é aquele que gera mais vendas.

Claro que para isso acontecer, este meio deve ser usado com uma estratégia devidamente enquadrada com o marketing global da sua agência de viagens, assimilando por exemplo as ofertas disponíveis no website, assim como os posts interessantes que irá gerar através do seu blog.

O importante é que entenda que o e-mail marketing representa uma oportunidade valiosa de estabelecer um relacionamento direto com os seus clientes e potenciais clientes, mostrando conteúdos e ofertas diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Investir em e-mail marketing é essencial para uma estratégia digital relevante, aumentando as suas hipóteses de venda ao estabeleces um relacionamento mais próximo com a sua persona.

Uma dica muito importante sobre e-mail marketing é que não deverá nunca comprar listas de e-mail, pois quem receber as suas informações desse modo irá ter uma visão negativa da sua marca e provavelmente marcar os seus emails como spam, o que é bastante mau. Você deverá antes construir uma lista de contactos de e-mail com calma e paciência, usando o website e blog para esse efeito. Para terminar este tópico vale a pena realçar que existem 2 tipos estratégicos de e-mail: Newsletters e Ofertas.

9 – Use reviews e avaliações como prova social

Um dos trunfos mais valiosos que as agências de viagem ou qualquer negócio na área de turismo podem e devem utilizar são as avaliações e comentários de outras pessoas. A partir do momento que a sua agência vende viagens então automaticamente vende experiências. Quando as pessoas viajam elas concretizam um sonho e muitas vezes querem partilhar o que aconteceu nessa viagem. Chama-se a isto a prova social no marketing.

Se proporcionar um meio para as pessoas expressarem as suas opiniões e avaliações, então será uma excelente estratégia. Você pode fazer isso através do seu website, blog ou redes sociais, ou ainda através de plataformas como o TripAdvisor.

Não se esqueça: os seus potenciais clientes querem saber qual foi o grau de satisfação dos clientes anteriores, avaliando assim a qualidade dos seus serviços e considerar, ou não, a sua marca para uma possível compra. Obter bons comentários e avaliações sobre o seu serviço pode fazer a diferença entre uma venda ou não. Se receber comentários negativos, nunca seja agressivo e demonstre jogo de cintura para compensar e agradar quem possa ter ficado desagradado com os seus serviços.

10 – Tenha uma especialidade na sua agência de viagens

Alguma vez notou como a maioria das pessoas preferem um especialista? Seja para fazer um simples negócio básico ou para realizar uma compra mais avultada, falar com alguém extremamente bem preparado pode fazer toda a diferença.

Além disso, perante imensidão de ofertas turísticas disponíveis actualmente, se a sua agência for especializada em 2 ou 3 destinos muito procurados então poderá capitalizar essa opção. Por isso, a nossa última dica é mesmo essa: procure destinos em que a sua agência de viagens possa ser especialista, de modo a reverter essa capacidade a seu favor.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *