Home / Ciência e Tecnologia /

Speak the World: a Hostelworld quer derrubar as fronteiras idiomáticas

hostelworld

Speak the World: a Hostelworld quer derrubar as fronteiras idiomáticas

 

Vamos lá todos ser sinceros, sim? Sempre que viajamos uma das nossas maiores dificuldades e fontes de nervosismo provém do facto de estarmos numa realidade diferente da nossa. Não é tanto a ideia de que nos podemos perder num local que não conhecemos (porque, felizmente, hoje já existem inúmeros recursos digitais para que isso não aconteça) mas porque há certas barreiras que nem sempre são fáceis de ultrapassar: estou a falar, por exemplo, do idioma.

Mesmo que consigamos dominar bem a língua inglesa – que serve quase como língua universal em qualquer parte do mundo – por vezes nem assim nos conseguimos safar para comunicar com outras pessoas no destino que estamos a visitar. Ou é por não nos conseguirmos expressar tão bem em inglês como pensávamos, ou porque a nossa versão do idioma local é um dialecto que acabamos de inventar ou porque a outra pessoa não está disposta ou não consegue expressar-se em nenhuma outra língua para além daquela que conhece.

Bem, pode ser frustrante, certo?

No entanto, para colmatar esta dificuldade, muito se tem feito na área da tecnologia, nomeadamente no desenvolvimento de softwares. Mais recentemente, o Hostelworld – o maior site para procurar e reservar hostel em todo o mundo – anunciou uma nova funcionalidade para a sua app que funciona em iOS e Android.

A nova funcionalidade chama-se Speak The World e o que faz é simples e inacreditável: traduz até 43 idiomas distintos – como Bengali, Inglês, Francês, Hindi, Japonês, Romeno, Espanhol, Tailandês, entre outros – para que os viajantes possam comunicar facilmente com qualquer pessoa que fale outro idioma, eliminando em tempo real a barreira linguística.

A app do Hostelworld está disponível para download na Apple App Store e no Google Play

Os utilizadores do Hostelworld podem fazer uso do Speak the World com um simples toque de um botão: assim, em poucos segundos, podem começar a gravar o que outras pessoas estão a dizer e receber uma tradução.

Tudo se processa da seguinte forma: logo no início, os utilizadores serão solicitados a selecionar um idioma, a falar para o microfone do dispositivo e a esperar que as palavras sejam traduzidas em som e texto. Após transmitir a tradução do que tem a dizer ao seu interlocutor, a app vai então ouvir a resposta do outro e automaticamente traduzir as informações de volta para que as receba. No total, o Speak the World foi preparado para processar até 40 segundos de diálogo e traduzir até 5.000 caracteres de cada vez.

 

Mas há mais! Um ecrã lateral permite que os utilizadores comparem diferentes traduções de texto, lado a lado, com o dispositivo. Além disso, o Speak the World pode transformar a ecrã do seu dispositivo numa boca cómica, com lábios que se movem ao som das palavras traduzidas. Há oito filtros diferentes para escolher, incluindo o rosto de um robot desenho animado, uma boca com um bigode e os lábios de um punk rocker.

O Speak the World foi produzido com o sistema de aprendizagem de ponta do Google Cloud Translate Technology, desenvolvido com a Neural Machine Translation. Este sistema é capaz de traduzir frases completas de cada vez, e usa um contexto mais amplo para descobrir a tradução mais precisa. Graças a técnicas de treino de última geração, o Google Cloud Translate Technology pode reorganizar e ajustar os padrões de fala para simular mais diretamente um ser humano usando a gramática apropriada.

“No Hostelworld, nosso objetivo final é ajudar as pessoas a conhecer o mundo. Nós capacitamos os viajantes para explorar e se envolverem com novas culturas, derrubando as barreiras de custo e fomentando conexões sociais à volta do mundo”, disse Breffni Horgan, porta voz do Hostelworld. “Hoje, estamos a levar as coisas um passo à frente, alavancando a tecnologia que aborda as barreiras linguísticas na cabeça do utilizador, e de uma forma divertida. O Speak the World permite que os viajantes interajam com novas culturas de forma mais significativa e se comuniquem com pessoas como nunca antes. ”

O Hostelworld, a maior plataforma de reservas on-line que desperta experiências sociais em todo o mundo, inspira viajantes apaixonados a ver o mundo, conhecer novas pessoas e voltar com histórias extraordinárias para contar.

A app do Hostelworld está disponível para download na Apple App Store e no Google Play

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *