Home / Curiosidades /

Já viu alguns destes 8 filmes para viajar em casa?

Já viu alguns destes 8 filmes para viajar em casa?

 

Se é uma dessas pessoas que se pudesse estava sempre a viajar, então fique a saber sem demoras que este é o post certo para si. Embora o dia-a-dia nos prenda à realidade e a rotinas cansativas, existem sempre algumas formas de contrariar esse ciclo vicioso e de trazer alguma animação à sua vida. E que tal começarmos com um filme capaz de nos levar a outros países e mostrar culturas completamente diferentes?

É esse mesmo o nosso objetivo com este post: apresentar uma lista de filmes sobre viagens e que nos permitam conhecer o mundo que existe lá fora. Assim, sem nos alongarmos mais, convidamo-lo a apertar o cinto, preparar as pipocas e partir à descoberta de novas realidades.

Boa viagem/filme!

8 filmes para viajar a partir do ecrã da sua televisão

Into the Wild

Christopher McCandless pertence a uma família abastada mas muito disfuncional. Ao terminar os seus estudos universitários, decide pôr de lado o seu dinheiro e o conforto proporcionado em casa para viver uma vida livre de vícios e hipocrisia. Depois de viajar completamente sem dinheiro, conhece alguns hippies e vive experiências únicas como descer um rio de kayak até ao México ou partir numa viagem até ao Alasca para encontrar a felicidade na sua forma mais pura. Into The Wild é visualmente atraente, com paisagens belíssimas por alguns dos locais mais bonitos do mundo e com uma banda sonora assinada por Eddie Vedder dos Pearl Jam.

Up!

Up! É um filme de animação mas não é por isso que o excluímos desta lista. Nesta longa-metragem da Pixar acompanhamos a história de um velho rabugento, viúvo, que tem uma ideia muito clara acerca do que fazer no fim da vida: concretizar um sonho da juventude. Assim, amarra dezenas de balões á sua casa e transforma-a numa casa voadora para navegar até à América do Sul a bordo… da sua própria casa. Não está é à espera de levar consigo um tripulante indesejado de quem acaba por aprender uma lição.

Sete anos no Tibete

Em Sete Anos no Tibete, seguimos a história de Heinrich Harrer, um alpinista austríaco – interpretado por Brad Pitt – que parte para o nono pico mais alto do mundo, o Nanga Parbat, situado no coração dos Himalaias. Graças a um acidente provocado por um avião de combate da II Guerra Mundial, acaba por se ver forçado a ficar mais tempo do que o previsto nos Himalaias. Com imagens incríveis de montanhas – que, na sua maioria, não foram gravadas no Tibete mas sim na Argentina – o espectador consegue sentir a emoção da personagem.

Living on one dollar

E se fosse viajar com apenas um dólar no bolso? Foi este o desafio que quatro amigos norte-americanos decidiram aceitar. De malas feitas, partiram para a Guatemala para viver, durante dois meses, com apenas uma nota de um dólar no bolso. Um documentário interessante que não dá enfoque apenas às paisagens do Guatemala como procura também mostrar uma realidade social onde a pobreza social impera.

Jiro Dreams of Sushi

 

Se gosta de sushi, então não vai ficar insatisfeito com este documentário. Jiro Dreams of Sushi leva-o às profundezas de Tóquio, no Japão, mais precisamente a uma cozinha onde se prepara sushi. O espaço, gerido pelo mestre Jiro, não tem mais do que 10 lugares e é conhecido não apenas no país como em todo o mundo por servir pratos que podem atingir os 300 dólares. No documentário, acompanhamos Jiro, a forma como prepara meticulosamente os pratos de sushi e interage com o filho, o herdeiro do negócio.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

O filme segue a peculiar Amélie Poulain, uma menina que cresceu num mundo isolado de todas as outras crianças e que tem a sua forma de ver a realidade. Esta visão ligeiramente esquizofrénica de ver o mundo é muito bem retratada através de efeitos que dão vida a objetos inanimados. Tendo como pano de fundo a cidade de Paris, inclusive o bairro de Montmartre, esta película promete enche-lo com vontade de viajar até à capital francesa.

Antes do Amanhecer

Este é um filme que junta romance e viagens. Em Antes do Amanhecer, conhecemos dois jovens a bordo de um comboio com direção a Viena. Após se encontrarem e começarem a falar, percebem que têm muito em comum e uma grande empatia um pelo outro. Em Viena, passam uma noite na companhia um do outro, sabendo muito provavelmente que será a primeira e última noite que passarão juntos. O filme conta com duas sequelas, Antes do Anoitecer e Antes da Meia-noite, que continuam o romance e viagens destas personagens.

A Praia

O filme A Praia leva-nos até à Tailândia, apresentada aqui como um destino turístico idílico pela perspetiva de um jovem viajante. A personagem principal, Richard – interpretada por Leonardo Dicaprio – tem apenas 20 anos e descobre um estranho mapa que, segundo as lendas locais, conduz a um paraíso chamado Ko Phi Phi. Com a intenção de encontrar esta Praia, Richard parte numa demanda pela Tailândia.

Wildlike

Mackenzie é uma rapariga problemática que, de repente, vê a sua vida alterada quando a mãe a envia para o Alasca para viver com o tio. Embora no início a relação com o tio corra bem, as coisas acabam por correr mal e Mackenzie decide fugir para tentar regressar a Seattle. Porém, acaba por se perder na vastidão gelada do Alasca e encontra um estranho viajante que, lado a lado, torna mais fácil a jornada.

 

Nota: Este artigo foi publicado originalmente no Blog Mundo de Cinema com o título 8 filmes para viajar a partir do ecrã da sua televisão

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *