Home / Dicas de Viagens /

Férias no Algarve: o destino favorito dos portugueses é a praia

Férias no Algarve: o destino favorito dos portugueses é a praia

Storymate
   

Não é novidade nenhuma que os portugueses gostam de sol e mar. E a verdade é que, com uma longa costa marítima, Portugal está repleta de praias belíssimas de Norte a Sul, sem esquecer ainda os refúgios paradisíacos que as ilhas nos proporcionam.

Dessa forma, não é também surpreendente – ainda que seja interessante sabê-lo – que as praias nacionais são o destino escolhido pela maioria dos portugueses que vão de férias. Esta conclusão foi obtida através de uma investigação divulgada em junho pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT).

A investigação, que teve como base um inquérito, procurou apurar a intenção de férias dos portugueses. Após analisados todos os resultados, o IPDT estimou que oito em cada 10 portugueses vão gozar férias fora de casa entre junho e setembro, o que representa um aumento de 5% face às respostas dadas em igual período no ano passado.

A costa Algarvia, que regista também uma grande afluência por parte de turistas estrangeiros durante a época alta, está entre as preferências dos portugueses. Em declarações à imprensa, António Jorge Costa, presidente do IPDT, referiu que “a expectativa para o gozo de férias é muito positiva, com o Algarve, de novo, a ser o destino de eleição, numa escolha que coloca os destinos nacionais no topo das preferências para 61 por cento dos inquiridos”.

Férias em Portugal são marcadas em cima da hora!

A mesma investigação revelou ainda que entre aqueles que optam por viajar para o exterior do país, 14% elege Espanha como destino. O Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo deu ainda conta que cerca de 29% dos inquiridos não tinha feito reserva das férias aquando da data em que os dados foram levantados, sugerindo a tendência de que os portugueses preferem marcar férias em cima da hora.

 

Como motivação principal para a viagem, os inquiridos apontam o sol e mar (53%), seguindo-se a natureza (13%), que ultrapassa a cultura, em relação aos dados obtidos no ano passado. Na hotelaria tradicional, os hotéis de 4 estrelas são os preferidos (recolhendo a preferência de 19% dos inquiridos), mas a maioria dos turistas opta pelo alojamento particular ou gratuito, sobretudo a casa alugada ou de familiares e amigos (38%).

O inquérito do IPDT notou ainda que a maioria dos inquiridos referiu como preferências as estadias até sete noites e agosto como mês preferido para ir de férias. Cada turista deverá gastar, em média, 436 euros nas férias de verão, a que corresponde um gasto de 54 euros por noite, um consumo semelhante ao de 2016.

Os residentes no Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Porto são também os que apresentam maior tendência para o gozo de férias no verão de 2017. O inquérito foi feito com base em 427 questionários, recolhidos entre os dias 19 de maio e 4 de junho.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock
 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *