Home / Dicas de Viagens /

Dicas importantes para aproveitar um Oktoberfest Vegano

Dicas importantes para aproveitar um Oktoberfest Vegano

 

Mais de 7 milhões de visitantes de todo o mundo devem participar da 184ª edição do famoso Oktoberfest em Munique (Alemanha), que este ano ocorre entre os dias 16 de Setembro a 3 de Outubro. O Wiesn, como é conhecido pelos Alemães, teve origem na celebração de um casamento e se tornou o maior festival dedicado a cerveja em todo mundo. Não é nenhum segredo que Oktoberfest seja um paraíso para os amentes de carne e cerveja.

De acordo com as estatísticas oficiais do evento no último ano foram consumidos uns impressionantes 6.900.000 litros de cerveja, juntamente com 550.000 unidades de frango e cerca de 280.000 unidades das famosas salsichas alemães durante o evento!!!

Mas será que existem opções para as pessoas que optam por uma dieta vegana?

Sim e neste artigo vai descobrir precisamente como aproveitar ao máximo o Oktoberfest sem interromper a sua alimentação vegan! Aproveitando as dicas da Holidu (portal de comparação para casas de férias que pode ver em https://www.holidu.pt/) revelamos 5 dicas para os veganos e vegetarianos que estão a fazer planos para visitar o Oktoberfest em 2017.

LISTA TRIPADVISOR PARA HÓTEIS EM MUNIQUE

LISTA TRIPADVISOR PARA RESTAURANTES EM MUNIQUE

LISTA TRIPADVISOR DE VOOS PARA MUNIQUE

LISTA TRIPADVISOR SOBRE O QUE FAZER EM MUNIQUE

A cerveja é mesmo vegana no Oktoberfest?

No ano passado, quase sete milhões de litros de cerveja foram servidos – todos veganos! Graças à lei alemã de pureza, a cerveja é sempre vegetariana e vegana. Nenhuma substância animal, como a gelatina pode ser usada na produção de cerveja no território Alemão. O preço da cerveja este ano é de € 10,60 ou de € 10,95 na versão sem álcool.

Onde encontrar a culinária Bávara sem ingredientes animais?

O acompanhamento para a cerveja não tem que ser necessariamente o clássico “frango”. Quem segue a dieta vegana ou simplesmente não gosta de carne pode encontrar uma enorme variedade de pratos típicos no festival. A tenda Marstall oferece por exemplo o bife de soja ao molho de cebolas e cerveja, bem como diversas sopas, saladas e pão caseiro preparado sem adição de ingredientes animais.

A tenda Ammer’s que é famosa pelo frango e pato assados também já oferece opções veganas como o fricassê, onde a carne de frango é substituída por proteína de soja. A tenda Fisch-Bäda oferece além de alguns pratos veganos, vinhos filtrados sem o uso de proteína animal. Já a tenda Herzkasperl foi uma das primeiras a introduzir versões dos pratos típicos bávaros sem ingredientes animais e conta com um menu dedicado para veganos.

Doce consciência no Oktoberfest

O típico algodão doce e as amêndoas tostadas são alguns dos doces mais populares da festa e podem ser também tranquilamente ingeridos por adeptos da dieta vegana. Mas para quem quer optar por uma sobremesa mais elaborada pode procurar pelas tortas de frutas veganas com chocolate amargo, que são servidas em boa parte dos estandes que compõem o local.

 

Roupas típicas no Oktoberfest

O veganismo não está relacionado unicamente à alimentação. Seguir o estilo de vida vegano significa também ter atenção às vestimentas. Quem já visitou o Oktoberfest ou viu fotos do evento deve ter notado que os alemães (e muitos turistas que visitam o festival) usam vestimentas tradicionais da Região da Bavaria para participar do evento. Enquanto o Dirndl, o vestido usado pelas mulheres é confecionado em algodão ou tecidos sintéticos, o Lederhosen, usado pelos homens, tem como principal elemento a calça (ou shorts) confecionado em couro animal. Isso não que dizer, no entanto, que os veganos devam simplesmente optar pelo não uso do traje já que em lojas como Edelnice Trachtenmode é possível encontra-lo em versão 100% algodão.

O tipo certo de alojamento para o Oktoberfest

“Muitas vezes, os turistas com requisitos alimentares específicos optam por um apartamento ou casa de férias em vez de um hotel, pois podem preparar facilmente pratos de acordo com seu próprio gosto – em vez de ter que verificar a lista de ingredientes no buffet do hotel”, diz Fernando Esteves do portal de comparação Holidu. De acordo com a empresa, cerca de 30% de todas as acomodações de férias em Munique ainda estão vagas durante o festival de outubro (por exemplo, no fim de semana de 22 a 24 de setembro). A maioria dos alojamentos está localizada próximo a supermercados ou lojas de produtos orgânicos onde é possível encontrar uma grande variedade de ingredientes veganos.

LISTA TRIPADVISOR PARA HÓTEIS EM MUNIQUE

LISTA TRIPADVISOR PARA RESTAURANTES EM MUNIQUE

LISTA TRIPADVISOR DE VOOS PARA MUNIQUE

LISTA TRIPADVISOR SOBRE O QUE FAZER EM MUNIQUE

Confira também estes Links úteis sobre o Oktoberfest e cidades vegan:

Conheça o top 10 das Cidades Vegan Friendly da Europa

Confira agora o Top 10 das cidades mais vegan em Portugal

Os melhores mercados e restaurantes vegan da Europa

Aplicação oficial do Oktoberfest: www.muenchen.de/app (Idiomas: Alemão, Inglês e Italiano)

Mais informações sobre o Oktoberfest para veganos: http://veggiewiesn.de

Lojas e restaurantes veganos em Munique: https://www.happycow.net/

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *