Home / Aplicativos de Viagens /

Como criar um blog de viagens? Siga estes passos!

Como criar um blog de viagens? Siga estes passos!

WePlann

Você sabe como criar um blog? Se realizar uma breve busca pelo Google vai notar a enxurrada de artigos com esta temática. Mas e quando o blog a ser criado é voltado para o tema “viagens’’? Um blog de viagens tem grandes chances de lucro, pois o turismo é um tema sempre muito procurado na Internet.

Dicas de viagens, atrações turísticas, praias e cidades interessantes fazem parte do que um blog sobre o tema pode oferecer. Por isso, vale a pena investir nesse segmento que, além de ser divertido, proporciona várias opções.

O turismo atualmente é um importante setor que movimenta várias áreas, desde hotéis, pousadas, restaurante e lojas. No entanto, para ter um blog de viagens é importante gostar e conhecer muito bem o assunto.

Até por que um blog para render o lucro esperado deve ter muitos leitores e visualizações. Sendo assim, para conseguir esse público fiel o autor do blog deve contar com credibilidade e, consequentemente, uma ampla compreensão do assunto abordado.

Criando o seu blog de viagens

Com os recursos que a Internet disponibiliza, a criação de um blog está ao alcance de qualquer pessoa. Sendo assim, não há a necessidade de possuir conhecimentos avançados em relação a técnicas de programação.

Existem sistemas de gerenciamento amigáveis, sobretudo o WordPress, com comandos e procedimentos simples que facilitam ao máximo o trabalho de qualquer um que tente se aventurar no mundo web.

É óbvio que tais conhecimentos auxiliam e podem tornar o seu blog ainda mais eficiente, porém não são mais pré-requisitos. Sendo assim, as dicas para você construir o seu blog de viagens são:

Escolha um bom nome

Vale salientar que o nome do seu blog será o seu cartão de visitas. Logo é essencial que o título seja curto e de fácil memorização. Para escolher o nome ideal, evite frases longas e palavras poucos usuais.

Além disso, após optar pelo nome que você considera mais adequado, efetue o registro do seu domínio. Esse procedimento torna o seu blog mais profissional e com mais credibilidade.

Escolha uma hospedagem de sites

Falando em profissionalismo, é importante também que você tenha uma hospedagem para o seu blog. Em termos técnicos, a hospedagem é o ambiente virtual onde os dados do blog, como, por exemplo, fotos, vídeos e textos ficarão localizados.

Atualmente existem tipos diferenciados de hospedagem e cada um deles conta com características bem específicas. Vale a pena pesquisar acerca do tema e ver qual se adapta melhor com a proposta do seu blog de viagem.

Escolha o tema visual do seu blog de viagens

As plataformas de criação oferecem vários temas e que podem ser personalizados conforme o seu gosto pessoal e, especialmente, de acordo com o conteúdo abordado em seu blog. Sendo assim, no caso de viagens, é possível com opções diversificadas de templates. Confira neste LINK as melhores opções no ThemeForest.

TripAdvisor
 

O tema é o “rosto” do seu blog. Ele é a vitrine responsável por atrair leitores e visitantes. Na Internet você tem condições de encontrar temas que são gratuitos e outros que são pagos e possuem mais recursos de personalização.

Adicione plugins importantes 

Com o tema já definido, é válido adicionar alguns plugins que são capazes de tornar o seu blog mais profissional e enriquecer ainda mais as suas postagens com recursos diferenciados e criativos.

Plugins, nesse caso, consistem em ferramentas extras. Alguns deles, por exemplo, impedem o aparecimento de spams na sua caixa de comentários, outro é útil para você mensurar a quantidade de visualizações do seu blog. Enfim, as opções são variadas.

É hora de dar a partida

Com o seu blog sobre viagens já concluído, chega a hora de, digamos assim, colocar o pé na estrada. Ou seja, de criar conteúdo. É nesse momento que você tem que demonstrar todo o seu conhecimento sobre o tema.

As dicas para administrar um bom blog de viagens consistem em:

Aproveite o uso de imagens

Quando o assunto é turismo, as imagens são elementos fundamentais. Por isso, em suas postagens, vale a pena caprichar nas fotos de paisagens, cidades e outros tipos de ambientes. Além das fotos, os vídeos também são um recurso válido.

Aborde curiosidades interessantes a respeito dos pontos turísticos 

Falar sobre viagens é falar também sobre costumes, culturas e artes relacionados a um lugar específico. Portanto, para tornar as suas postagens mais atrativas, vale citar e dar destaque para as curiosidades culturais dos locais citados no blog.

Saiba como monetizar o seu blog 

Para lucrar com o seu blog, é possível utilizar recursos como o Google Adsense ou Programas de Afiliados. Outra opção é fazer parceria com alguma agência de turismo para vender anúncios e postagens patrocinadas.

Todavia, para obter êxito ou lucrar com o seu blog, lembre-se de que é essencial contar com muitos leitores. Para conseguir isso, mantenha um trabalho constante de divulgação e confira aqui este E-Book Gratuito sobre Como Ganhar Dinheiro com Blog.

Conclusão 

Se você gosta de viajar ou também atua na área de turismo, ter um blog sobre viagens é uma excelente alternativa.

Por fim, não se esqueça de compartilhar esse texto, de repente você dá uma excelente ideia para alguém que aprecia viagens e Internet, e assim encontrar uma maneira de unir o útil ao agradável.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *