Home / Ciência e Tecnologia /

Descubra como viajar pela ciência de Portugal através da Internet

ciência de portugal

Descubra como viajar pela ciência de Portugal através da Internet

 

A Internet tem revolucionado a forma como viajamos de muitas formas, muitas das quais falamos já no nosso blog. No entanto, um novo projeto digital parece querer levar mais além o digital e o turismo português, esbatendo as fronteiras.

O Visit Portugal Through Science – traduzido para Visite Portugal Através da Ciência – é um projecto comunitário que pretende juntar cidadãos, ciência e o gosto por viajar, descobrir e aprender. “Já alguma vez passou por uma universidade ou instituto de investigação e se perguntou que tipo investigação se faz por lá e qual a sua utilidade e relevância a nível nacional e internacional?”: é esta a pergunta que podemos ler na introdução do site assim que nele entramos.

O projeto pretende dar a conhecer o país de uma forma diferente, à luz da ciência, e responder a questões que às vezes ficam sem resposta porque não há informação ou não se tem acesso a especialistas no assunto.

O objectivo final é a realização de uma série documental educativa. No entanto, através das várias contribuições, que serão partilhadas no blog do projeto, tal como nas redes sociais (Youtube, Facebook, Instagram e Twitter) qualquer pessoa pode aprender e, ao mesmo tempo, contribuir para a aprendizagem da comunidade.

O projeto de Ana Veríssimo e o fascínio pela ciência de Portugal

Ana Veríssimo, cientista, é a grande mente por detrás deste projeto. No seu blog partilha fotos enviadas pelas pessoas, como as do fundo mar que se podem ver atualmente. Este é um trabalho que pretende manter zelosamente no futuro, convidando especialistas de vários ramos científicos a juntar-se a ela para que possam esclarecer dúvidas.

“Acho que muita gente tem essas perguntas também”, disse em declarações à imprensa. Ana, que começou o seu percurso científico e académico em biologia marinha, área que lhe deu oportunidade de fazer muitas viagens de estudo com professores, e de com eles satisfazer a sua curiosidade, encara o blog como “uma forma de abrir o conhecimento a mais pessoas” e “aliar a aprendizagem de uma forma diferente ao gosto de viajar”.

 

Com esta iniciativa, a investigadora pretende não só “envolver as pessoas na ciência e desmistificar a ideia de que os cientistas são pessoas que falam numa linguagem esquisita”, mas também sensibilizá-las para a proteção da natureza.

Com um constante cuidado para iniciar contactos com outros cientistas, quer estejam a trabalhar em Portugal ou no estrangeiro, Ana espera reunir uma rede de peritos suficientemente sólida que permita aos curiosos obter respostas a questões de domínios tão diversos como a física, a química, a astronomia e, claro está, a biologia marinha, tendo como pretexto algo que viram, e registaram numa foto ou num vídeo, numa viagem pelo país.

ciência de portugal

Se o projeto for bem-sucedido e houver financiamento, será feito um documentário com a informação recolhida e que traduzirá o espírito do Visite Portugal através da ciência.

No Japão, Ana Veríssimo usa técnicas de bioimpressão em 3D para criar vasos sanguíneos artificiais que lhe possibilitem estudar o aneurisma aórtico abdominal, uma dilatação no segmento da artéria aorta – a maior do sistema circulatório – localizado na barriga.

Apesar de ter ‘trocado’ a biologia marinha, área de formação de base, pela engenharia de tecidos, em que trabalha, Ana Veríssimo continua “a fazer investigação”. E “a ser curiosa”. Afinal, foi a curiosidade que a ’empurrou’ para a ciência.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock
 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *